Luta por vaga europeia acirra a rivalidade de Manchester

Foto: Divulgação/Manchester City

Apenas um ponto separa os rivais de Manchester na tabela de classificação para a partida desta quinta-feira no Campeonato Inglês. Em vantagem para ficar com a vaga na Liga dos Campeões, o City de Pep Guardiola recebe o United de José Mourinho no Etihad Stadium e é ligeiramente favorito para o confronto. Em quarto, o City tem 64, sendo seguido pelos Red Devils, com 63.

Vencer o dérbi de Manchester pode significar um fim animador de temporada. A vaga europeia e a moral de bater um rival estão inclusas no pacote. Restam seis rodadas para o fim e assumir uma posição privilegiada neste momento é importante para marcar o passo.

Apostar no Manchester City é mais seguro, tendo em vista a forma como o elenco chega para o duelo. Por jogar em casa e não ter nenhum grande desfalque, a equipe de Guardiola pode conseguir um placar mínimo e assim afastar os Red Devils da briga, por agora. Entretanto, existe uma dúvida a respeito da escalação de David Silva e Sergio Agüero para o clássico, o que pode certamente mudar o panorama.

Sem Ibrahimovic e Rojo e tendo Pogba em situação incerta, Mourinho tenta juntar as peças com o que tem para levar a melhor como visitante. A equipe não perde na Premier League há 23 jogos, mas também não tem feito algo tão convincente para encantar o público. Com a Liga Europa em fase de semifinal, o clube terá de se dividir semanalmente entre os compromissos continentais e a reta final da Premier League. O que exige muita resistência física.

Quando falamos em desempenho, ambos ficam devendo. A luta projetada para os dois era pelo título, não pelo quarto lugar. É cedo para falar em decepção, mas de acordo com o que se fala sobre Guardiola e Mourinho, talvez esperássemos um pouco mais de cada time. O jogo coletivo ainda não é perfeito e eles certamente estão atrás de equipes como Liverpool, Tottenham e, claro, o Chelsea.

Com força total, o City tem condição de dominar as ações da partida e acabar com a série invicta do United. Mas não podemos descartar um nó tático aplicado por Mourinho, levando os visitantes a um triunfo memorável na casa do adversário. Coloquemos em torno de 30% a chance de um placar favorável ao United nesta ocasião.

Além de passar por cima do arquirrival, o vencedor deste confronto (isto é, se não nos depararmos com um empate) pode comemorar mais uma espetada no orgulho alheio. Nos últimos anos, o City pareceu muito mais promissor, sobretudo com a chegada de Guardiola ao comando técnico e as várias contratações. Entretanto, o último campeão da cidade seja o United, que faturou a Copa da Inglaterra em 2016 e a Copa da Liga nesta temporada.

Para os Citizens, a espera não dura muito mais que isso: no ano passado, ainda com Manuel Pellegrini no banco de reservas, a equipe celeste bateu o Liverpool, nos pênaltis, conquistando a Copa da Liga Inglesa.

A bola rola no Etihad Stadium às 16 horas de quinta-feira. Apesar de não estarem na luta pelo troféu da Liga neste ano, os clubes de Manchester farão um grande confronto que, pelo menos por agora, vale algumas noites de sono tranquilo antes do encerramento da temporada.