Sem Lula, PT celebra 40 anos de existência em solenidade na Câmara dos Deputados

Yahoo Notícias
PT comemora 40 anos com solenidade na Câmara dos Deputados - Foto: Lula Marques/Facebook Gleisi Hoffmann
PT comemora 40 anos com solenidade na Câmara dos Deputados - Foto: Lula Marques/Facebook Gleisi Hoffmann

A Câmara dos Deputados recebeu nesta terça-feira (11) uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar da data marcante, Lula, Dilma e Fernando Haddad não compareceram ao evento realizado em Brasília.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A ausência de Lula foi devido ao compromisso de se encontrar o papa Francisco em Roma. O ex-presidente embarca nesta terça-feira para a capital italiana.

Leia também

No plenário, foi possível ver deputados e senadores do partido, além de outros parlamentares de siglas que constituem a oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido-RJ).

Além dos parlamentares, comunidades indígenas marcaram presença e exibiram faixas contra o projeto do atual governo que regularizará a mineração e geração de energia em terras indígenas.

A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente da sigla, foi a protagonista da solenidade. Ela leu uma mensagem do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e depois discursou.

"O PT faz 40 anos, uma história curta, mas muito intensa e com muitas realizações no período democrático da política brasileira", disse Gleisi.

Ela ainda defendeu o ex-presidente Lula das críticas recebidas durante os últimos anos. "A despeito e apesar de toda a perseguição que o PT sofreu nos últimos tempos, em especial o presidente Lula, isso não foi suficiente para tirar o partido da luta. Se pensaram em nos destruir, se enganaram redondamente", concluiu a presidente do PT.

Leia também