Luis Guilherme brilha, vira jogo, e Palmeiras é campeão do Brasileirão Sub-17 diante do Grêmio


É campeão! O Palmeiras derrotou o Grêmio por 2 a 1 na finalíssima do Brasileirão Sub-17, disputada nesta quinta-feira (17), e levantou mais uma taça nas categorias de base. O destaque do jogo foi Luis Guilherme, grande promessa do Verdão que marcou o gol da virada da decisão na Arena do Grêmio.


GALERIA
> Clubes brasileiros entram em top-50 das categorias de base mais rentáveis do mundo

1
° TEMPO INTENSO E DE POUCAS CHANCES

Toda a primeira etapa foi caracterizada por disputas de espaços e forte marcação. Quem tomou mais a iniciativa foi o Palmeiras: o time buscou ter a posse no campo ofensivo e pressionar os defensores gremistas quando perdessem a bola. A promissora dupla Luis Guilherme e Estêvão buscou um jogo técnico, com dribles e tabelas, mas esbarrou no bom sistema defensivo do Grêmio e pouco criou.

A aposta do Imortal foi os contra-ataques. Quando conseguia sair da pressão palmeirense, a válvula de escape era o volante Josué, que organizava as subidas vindo da defesa. As melhores jogadas surgiam da esquerda, com Kauan Kelvin e Jefinho, que traziam a bola da ponta para o meio ou buscavam jogadas de linha de fundo.

GRÊMIO VOLTA MELHOR

Os papéis pareciam se inverter no início da segunda etapa. O Grêmio ocupou o campo de ataque do Palmeiras e chegou a quase abrir o placar em cabeceio do zagueiro João Lima. Aos 11', o árbitro deu bola ao chão, Jefinho tirou o volante Vitor André com drible e acertou um chutaço no ângulo do goleiro Aranha. 1 a 0.

O Verdão não se encontrava, até que a bola parada foi a solução (e de lateral para lateral): Gilberto fez cruzamento em cobrança de falta pela direita e achou o capitão Gabriel Vareta, que cabeceou para o fundo do gol. Mesmo com o Imortal superior, o Alviverde mostrou maturidade para igualar o placar.

TÁ DIFÍCIL? CHAMA O LUIS GUILHERME!

O Palmeiras perdeu Estêvão, que precisou ser substituído após sentir dores. Luighi entrou, mas o time perdeu a criatividade que esboçou ter no primeiro tempo. Porém, o outro destaque do time seguiu em campo e foi decisivo.

Luis Guilherme desenrolou um jogo enroscado. O camisa 10 arrancou e se inspirou no adversário Jefinho, acertando belo arremate de fora da área e virou a partida.

Palmeiras campeao
Palmeiras campeao

Palmeiras foi campeão do Sub-17 (Foto: Divulgação)

ESCALAÇÕES

Grêmio: Cássio; Luiz Eduardo, João Lima, Viery, José Guilherme; Josué (Kaick), Caio Araújo (Leandro), Kauan Kelvin; Gustavo (Alysson), Luis Caniggia e Jefinho (Lian).

Palmeiras: Aranha; Gilberto, Vitor Reis, Benedetti, Gabriel Vareta; Vitor André, David Kauã (Rafael Coutinho), Luis Guilherme, Arthur; Estêvão (Luighi), Thalys e Luis Guilherme.

ARBITRAGEM

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistente 1: Leone Carvalho Rocha (GO)
Assistente 2: Hugo Savio Xavier Correa (GO)