Luccas Claro x Manoel: sem Nino, Fluminense tenta equilibrar dupla de zaga na reta final do Brasileirão

·3 min de leitura


Com atuações ruins nas últimas partidas, o Fluminense se vê em meio a uma crise de identidade no momento mais decisivo da temporada. Ainda sem entender o melhor estilo de jogo com Marcão, que tenta encontrar alternativas, um dos grandes problemas tem sido a queda técnica de jogadores antes importantes. Um deles é o zagueiro Nino, que foi o pior em campo na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre, falhando em diversos lances, inclusive no gol de Diego Souza.

Para o confronto diante do Palmeiras, no domingo, às 18h15, Nino, campeão olímpico com a Seleção Brasileira, está suspenso, já que recebeu o terceiro amarelo. Assim, o treinador terá a oportunidade de fazer mais alguns testes na zaga para, quem sabe, dar uma nova oportunidade a outro jogador. Depois de David Braz conquistar a titularidade e se consolidar nas últimas sete partidas, Luccas Claro e Manoel brigam pela vaga restante pelo menos na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja a tabela do Brasileirão

​Antes titular, Luccas Claro perdeu a vaga justamente pela boa fase de David Braz. Ele retornou ao time quando Nino esteve fora diante do Flamengo, na vitória por 3 a 1, e contra o Santos, na derrota por 2 a 0. Um dos grandes zagueiros da temporada passada, o camisa 4 não conseguiu repetir o mesmo nível de atuações e se mostrou inseguro em diversos lances, o que contribuiu para sua reserva.

Já Manoel não é utilizado desde a vitória diante do Athletico, quando entrou já na parte final do jogo. Depois de ficar fora algumas partidas por sentir dores no joelho, o zagueiro aguarda mais chances. Nos jogos em que foi titular, o ex-Cruzeiro teve nove vitórias, um empate e cinco derrotas. Ele foi o escolhido para suprir a ausência de Nino durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fluminense x Criciúma - Manoel
Fluminense x Criciúma - Manoel

Manoel marcou um gol pelo Fluminense contra o Criciúma (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

Com a atual dupla titular, o Flu conquistou duas vitórias, diante do Athletico-PR fora de casa e do Sport no Maracanã, ambos por 1 a 0 e o segundo justamente com gol de David Braz. Além disso, perdeu para Corinthians, Ceará e Grêmio também pela vantagem mínima. Fato é que Marcão terá um forte time pela frente para testar sua defesa no momento em que o Fluminense é mais instável e precisa mais vencer.

Vale lembrar que Matheus Ferraz vinha fazendo reforço muscular com a preparação física pois ainda sentia algumas dores. O jogador, inclusive, não deve ficar no elenco para a próxima temporada, mas já treina com o grupo. Quem vinha ficando no banco era o jovem Luan, da base, que sentiu a coxa esquerda e segue em tratamento com o departamento médico.

Sem margem para erro e sonhando com a Libertadores, o Fluminense volta a atuar em casa no domingo, contra o Palmeiras. Vindo de uma derrota contra o Grêmio, o Tricolor está em oitavo, com 42 pontos. A próxima partida será contra o Palmeiras, domingo, às 18h15, no Maracanã.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos