Lucas Tousart - Conheça o jovem do Lyon que está sendo comparado com Didier Deschamps e N'Golo Kante

Quando os prêmios de final de temporada forem entregues na Ligue 1, Kylian Mbappe, do Monaco, seguramente será a grande revelação da temporada. No entanto, o meio-campista do Lyon, Lucas Tousart, também merece ser lembrado como uma grande joia.

Tousart, que fará 20 anos no dia 29 de abril, marcou seu primeiro gol na Ligue 1 no último fim de semana, contra o Monaco, líder da Ligue 1.

Mas, embora não tenha conseguido garantir quaisquer pontos para seu time no confronto, o jovem teve outro excelente desempenho para confirmar seu status como uma estrela do futuro.

Na classificação, pela Liga Europa, conquistada nos pênaltis, ele foi um dos destaques da partida. Na verdade, não foi uma surpresa, pois Tousart tem se destacado sempre que escalado contra o Dinamo de Zagreb, uma vitória por 3 a 0, pela Champions League.

Essa foi a única vez que ele jogou na competição, mas desde então vem jogando alguns jogos, na posição de Bruno Genesio. Os torcedores do Lyon estão tão entusiasmados com sua nova estrela, que pediram a entrada dele no lugar do emblemático capitão Maxime Gonalons, o comparando com N'Golo Kante, do Chelsea, devido à energia que ele possui. Ou com seu compatriota Didier Deschamps.

Lucas Tousart

(Foto: Getty Images)

Assim como Kante brilha pelo Chelsea nesta temporada, Tousart torna-se cada vez mais confortável no meio-campo do Lyon. Já não é simplesmente um roubador de bola. Ele está cada vez mais se tornando um jogador completo e contra o Monaco destacou não só a sua melhor capacidade de chegar bem no ataque e apoiar os atacantes, mas também suas habilidades surpreendentes na bola aérea.

"Ele é um jovem modesto e trabalhador que sabe o que quer. Seu perfil combina com o meio-campista moderno: hábil e fisicamente forte. É um grande jogador, que encarna os valores que queremos transmitir neste clube, nomeadamente humildade e entusiasmado", explicou o técnico do Lyon sub-19, Joel Frechet.

Tousart saiu da base do Valenciennes, onde faria sua estreia no time principal com apenas 16 anps.

No verão de 2015, foi vendido para o Lyon por € 2,5 milhões, mas lutou inicialmente para impressionar Hubert Fournier, treinador da primeira equipe, tendo seguidos problemas de lesão.

"Abandonar o anonimato foi um pouco estranho depois de ter sido titular no Valenciennes", contou o jogador ao chegar no Lyon e que já foi também convocado para as seleções de base.

"Lucas é um menino que precisa sentir uma atmosfera de confiança sobre ele", disse o treinador da França sub-19, Ludovic Batelli.

Lucas Tousart

(Foto: Getty Images)

As boas atuações fizeram o Manchester United observar atentamente o jogador, que tem contrato com o Lyon até o final da temporada 2018-19. Seu agente admite que mantém seus olhos abertos.

"Lucas é um menino pensativo. Não há questão de dinheiro ou tempo de jogo garantido", disse Samir Fodil ao Le Progres. "Mesmo que sua prioridade seja continuar com o Lyon, ficaremos atentos a outras possibilidades", garantiu ele.

Enquanto isso, o líder da França sub-20 na próxima Copa do Mundo da categoria pode perder alguns jogos decisivos da Liga Europa, se as partidas com a seleção coincidirem. Fato é que, se ele continuar sua ascensão, são grandes as chances que em 12 meses ele estará com o time principal dos Les Bleus na Copa do Mundo, na Rússia.