Livros visam auxiliar na saúde física e mental após impacto da pandemia

Vida e Tal
·2 minuto de leitura


Chega ao fim a série de cinco livros lançados pelo neurocientista, neuropsicólogo, psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu. O também escritor, autor de ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ e dos livros da MF Press Global saúde e moda, dedicou parte do seu tempo durante o confinamento para escrever livros que ajudassem as pessoas a adaptar hábitos e comportamentos visando uma melhor saúde mental e física.

O projeto teve início antes da pandemia assolar o mundo, quando de forma intuitiva, Abreu analisou o panorama em que vivemos neste mundo globalizado e buscar comportamentos para uma vida melhor.

- Quando o vírus estava tomando a Europa, logo imaginei que isso seria uma pandemia e no mundo globalizado que vivemos, as informações seriam uma chuva de meteoros em nossas cabeças doentes. Digo isso pois vivemos uma doença universal que denomino ‘ansiedade potencializada e constante’ consequência do vício em dopamina, hormônio da recompensa. Vivemos numa cultura que nos força a buscar conquistas a todo instante. Foram muitas questões que vieram em minha mente, pensei na ansiedade, no
estresse, na imunidade baixa como consequência disso e mais mortes por causa do coronavírus. Pior, a quantidade de pessoas afetadas mentalmente que poderiam sofrer consequências dessa instabilidade. Não podemos esquecer que quando alterados, nossos mensageiros químicos nunca mais serão os mesmos. Um trauma de agora pode ser uma depressão de daqui a muitos anos. Uma das minhas formações é focada na neuroplasticidade cerebral e sei o quanto a leitura é importante, não só pelo conhecimento adquirido, mas através dela podemos tomar atitudes que nos favoreçam de forma positiva. A plasticidade que nosso cérebro faz na leitura, reforçam nossas sinapses melhorando assim nosso humor e abrindo nossa memória para absorvermos mais conhecimento para melhores atitudes. É um ciclo como é todo nosso organismo e seu funcionamento. Eu, por mim, dava esses livros a todos habitantes do mundo, mas não saberia como chegar a todos eles já que a rede social só atrai uma maior parte do público para interesses que prejudicam a saúde mental - disse.

Ele falou da diferença do conteúdo do último livro em relação para os demais:

- Este livro, ‘Filosofia da Resiliência Humana’, não deixa de ter o teor filosófico, pois faz parte da minha alma, mas tem um toque mais relacionado aos problemas da pandemia e a sua relação com a saúde física e mental. Todos os outros livros falam de comportamento e como devemos agir para que tenhamos uma vida melhor. Mas este toca mais na questão da pandemia em si onde os problemas se tornaram mais potencializados como a ansiedade, a ira, o incógnita no futuro, falo até dos Pets em relação ao momento que vivem com seus donos em casa.

Para receber os 5 livros, solicite por mensagem ou direct na rede social do escritor @fabianodeabreuoficial