Liverpool não tinha vantagem tão grande sobre o City desde... 2009

Há 11 anos atrás, em 2008: ainda não existia o 7 a 1, o São Paulo caminhava para seu tricampeonato do Brasileirão, Cristiano Ronaldo estava prestes a vencer sua primeira Bola de Ouro, disputando a artilharia da Premier League com Anelka, do Chelsea, e com Gerrard, do então líder Liverpool, muito antes da "escorregada". Naquele momento, a distância dos Reds para o Man City era de 13 pontos.

Foi a última vez que, nesse momento do ano, no dia 30 de novembro, o Liverpool tinha uma vantagem tão grande sobre o Manchester City como ele tem agora: hoje, 11 pontos separam os Reds da equipe comandada por Pep Guardiola. Naquela época, isso era algo normal. Afinal de contas, os Citizens tinham sido vendidos para um sheik emirado em setembro daquele ano.

Na Premier League de 2008/09, o City terminou em décimo lugar, sem nem se classificar à Liga Europa. O Liverpool? Segundo colocado, tendo perdido o título para o United nas rodadas finais. Imagine...

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Com o empate do Man City com o Newcastle, em partida válida pela 14ª rodada da Premier League, a equipe de Pep Guardiola já deixou "escapar" nesta temporada 13 pontos. No ano passado inteiro, os Citizens só não conquistaram 16. E quem se aproveita disso é o Liverpool, que já se descolou do rival.

Antes do final do primeiro turno, a Premier League de 2019/20 já parece decidida, por incrível que pareça. É claro, é obviamente muito cedo para tirar qualquer tipo de conclusão, o Leicester de Brandon Rodgers vem muito forte e o Liverpool tem "tradição" em pipocar na reta final do Campeonato Inglês, nos últimos anos. Mas mesmo assim...

Steven Gerrard Liverpool Chelsea Slip
Steven Gerrard Liverpool Chelsea Slip

O que parece complicar a situação é que o City claramente não é a mesma equipe da temporada passada. O time ainda sobra e pratica um bom futebol, mas certos nomes que chegaram ao seu ápice em 2018/19 não alcançaram ainda o mesmo patamar: Bernardo Silva, por exemplo, não vem jogando bem. Sergio Aguero já não é mais nenhum garoto e vem tendo uma grande sequência de lesões.

Isso não significa que o City não pode brigar pelo título. O problema é que a equipe, uma das melhores da história na temporada passada, parece "apenas" excelente nesse ano. Isso seria suficiente para conquistar o caneco em muitos anos, mas não quando confrontada com esse Liverpool de Klopp.

Em 2008, se destacava a "fila" do Liverpool na imprensa, já que o clube não conquistava a Premier League desde 1990. 11 anos depois, nada mudou. No passado, uma equipe de Manchester impediu que os comandados de Rafa Benítez fizessem história. Resta saber se o lado azul da cidade também tem fôlego para isso.

Leia também