Grandes bancos podem ser parceiros ou clientes de fintechs, diz CEO do Guia Bolso

Yahoo Finanças

O boom das fintechs - startups que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros com mais agilidade - não deveria assustar os grandes bancos tradicionais. Pelo menos é o que dizem empreendedores do novo setor, como Thiago Alvarez.

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

O CEO do Guia Bolso, empresa que administra o aplicativo de mesmo nome feito para organizar as finanças do usuário, é o convidado do episódio desta semana de Líderes, produção original do Yahoo! Finanças que coloca frente a frente as mentes por trás das empresas mais inovadoras do mercado.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

PODCAST LÍDERES: OUÇA A CONVERSA COMPLETA AGORA!

“Eles podem ser parceiros”, diz Alvarez em relação aos grandes bancos mais tradicionais do Brasil. “Eles podem ser compradores desses serviços e dessa tecnologia” que as fintechs oferecem. Só depende do modelo de negócios de cada um.

Para o CEO e fundador do Guia Bolso, lançar uma startup no setor financeiro, dominado por grandes e antigas instituições, não é um desafio maior do que empreender em qualquer outro setor da economia.

“Não vejo os grandes bancos como inibidores”, diz. “Na verdade, o fato de eles serem grandes, tão relevantes, mostra que de fato tem um mercado ali.”

Líderes

O programa Líderes é apresentado por Luciana Pioto. A jornalista e atriz foi repórter de vídeos do UOL e também apresentou a previsão do tempo dos dois jornais estaduais da RICTV | Record TV Paraná. Ela também tem um canal no Youtube que, através do protagonismo negro, busca promover a igualdade racial e a empatia.

Assista também

No episódio desta semana, Thiago Alvarez, CEO do Guia Bolso, e Sergio Furio, CEO da Creditas, falam sobre o suposto embate entre grandes bancos e fintechs. Mas será que ele realmente existe? Para eles, a onda de novas empresas financeiras está longe de acabar — e isso vai beneficiar os bancários.

O Guia Bolso é um dos pioneiros em unir planejamento financeiro e tecnologia no Brasil. Além de parcerias com bancos e outras instituições financeiras para facilitar a vida dos usuários, recentemente a fintech lançou um curso gratuito de programação.

A Creditas é uma das empresas que puxou a fila das fintechs voltadas a empréstimo com garantia. Para 2020, eles querem ampliar a oferta de crédito consignado e expandir para outros países, como o México.

Assista também

Quem é Thiago Alvarez

Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guia Bolso (Foto: Yahoo Finanças)
Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guia Bolso (Foto: Yahoo Finanças)

Formado em administração pela Universidade de Brasília, Thiago teve passagens em análise e gestão de projetos em empresas com Accenture e McKinsey & Company, onde trabalhou por quase cinco anos como senior engagement Manager. Fundou o Guia Bolso em 2012, onde é CEO há sete anos.

Leia também