Libertadores: o que ainda está em jogo na última rodada da fase de grupos?

·4 minuto de leitura

A fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2021 caminha para o fim. Nesta semana, os clubes da principal competição da América do Sul entrarão em campo – em partidas válidas pela 6ª e última rodada da etapa – para definir quem vai avançar ao mata-mata continental, quem vai ficar pelo caminho, quem vai 'migrar' para a Sul-Americana, quem vai ter a melhor campanha geral do torneio e muito mais. O foco, seja de qual lado for, é continuar rumo à Glória Eterna.

Neste contexto, confira o que está em jogo na sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores?

Classificados e ‘confortáveis’

Palmeiras e outros três brasileiros se classificaram com antecedência para o mata-mata da Libertadores. | Alexandre Schneider/Getty Images
Palmeiras e outros três brasileiros se classificaram com antecedência para o mata-mata da Libertadores. | Alexandre Schneider/Getty Images

Das sete equipes brasileiras que estão na fase de grupos da Conmebol Libertadores, quatro já estão classificadas para as oitavas de final. São elas: Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo. Fluminense, Santos e Internacional ainda precisam de resultados positivos para avançar na competição continental.

Do quarteto classificado, há dois clubes que brigam pela coroa de melhor campanha geral da etapa, sendo o Galo e o Verdão. Atualmente, o Alvinegro Mineiro é o dono do posto e precisa apenas de uma vitória na última rodada – contra o já eliminado La Guaira, no Mineirão – para confirmar a melhor campanha da fase de grupos (e de sua história na etapa).

O Alviverde Paulista, por sua vez, precisa superar o Universitario, na Allianz Arena, e torcer contra o Alvinegro Mineiro para encerrar a etapa com a melhor campanha geral.

Flamengo e São Paulo estão confortáveis na Libertadores. | MAURO PIMENTEL/Getty Images
Flamengo e São Paulo estão confortáveis na Libertadores. | MAURO PIMENTEL/Getty Images

Além dos que brigam pela melhor campanha geral da fase de grupos, há outros dois times brasileiros que também chegam confortáveis à sexta e última rodada da etapa. Já classificados ao mata-mata da principal competição sul-americana, Flamengo e São Paulo lutam pela liderança de suas respectivas chaves.

Sobrando no Grupo G, o Rubro-Negro precisa apenas de um empate contra o Vélez Sarsfield, em pleno Maracanã, na última rodada, para garantir a ponta de sua chave. O Tricolor, por outro lado, tem uma tarefa mais complicada. Além de precisar vencer o Sporting Cristal, o time tem que secar o Racing, que enfrenta o Rentistas, para avançar como líder do Grupo E.

Dos que vão lutar até o fim

Fluminense e Internacional vão brigar para chegar ao mata-mata da Libertadores. | Pool/Getty Images
Fluminense e Internacional vão brigar para chegar ao mata-mata da Libertadores. | Pool/Getty Images

Enquanto Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras já estão tranquilos e classificados, Fluminense, Internacional e Santos vão brigar até o apagar das luzes em busca de uma classificação para o mata-mata continental. Do trio, porém, o Tricolor das Laranjeiras e o Colorado dependem apenas de suas próprias pernas. O Peixe busca um ‘milagre’.

Perseguindo o River Plate, o Fluminense não vai ter vida fácil na última rodada do Grupo D. Vice-líder, o Tricolor precisa “apenas” de uma vitória na sexta jornada para avançar ao mata-mata sem depender de outros resultados. Porém, o Flu vai enfrentar justamente os Millonarios. O Junior Barranquilla, que tem dois pontos a menos que o time do Rio, por sua vez, vai encarar o já eliminado Santa Fe.

Assim, caso não vença na Argentina, o Flu vai ter que torcer para o Junior não conquistar os três pontos na última rodada da chave.

Do outro lado, o Internacional também não vai poder brincar na última jornada do Grupo B da Conmebol Libertadores. De olho nas oitavas de final, o Colorado precisa apenas de uma vitória contra o Always Ready para se classificar sem problemas. Em caso de empate, o clube vai precisar que o Olímpia não vença o Deportivo Táchira para continuar na copa. Uma derrota pode complicar.

Da missão mais complicada

O Santos quer continuar na Libertadores de 2021, mas o cenário não é favorável. | Pool/Getty Images
O Santos quer continuar na Libertadores de 2021, mas o cenário não é favorável. | Pool/Getty Images

Dos três brasileiros que ainda buscam a classificação para o mata-mata da principal competição da América do Sul, o Santos é o que enxerga o caminho mais difícil. Isto porque, além do momento complicado na Vila Belmiro, o Alvinegro Praiano não depende apenas de si para continuar rumo à Glória Eterna.

Terceiro no Grupo C, o Peixe precisa vencer o Barcelona-EQU e secar o Boca Juniors para continuar na Libertadores. O cenário não é dos mais favoráveis.

Sul-Americana

Vale notar que, caso acabem ficando na terceira colocação de seus respectivos grupos na Libertadores, Santos, Fluminense e Internacional poderão disputar a Sul-Americana.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos