Libertadores: Flamengo tem melhor aproveitamento entre brasileiros com pelo menos duas finais

Camisa 7 mostrou apoio aos torcedores nas redes sociais (Foto: GERARDO MENOSCAL / AFP)


O Flamengo conquistou a Libertadores pela terceira vez neste sábado, ao vencer o Athletico Paranaense por 1 a 0, em Guayaquil. Com o triunfo, o Rubro-Negro melhorou o retrospecto em finais do torneio e, agora, possui o melhor aproveitamento entre brasileiros com pelo menos duas decisões.

Ao todo, o Clube da Gávea disputou quatro finais de Libertadores: 1981, 2019, 2021 e 2022. Ao conquistar seu terceiro caneco, o aproveitamento do Rubro-Negro subiu para 75% e superou a concorrência dos outros multicampeões, como Palmeiras, São Paulo e Grêmio.

+ Flamengo tri da Libertadores: crie você uma capa histórica do LANCE!

Dez equipes brasileiras já conquistaram a Libertadores: Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians e Vasco da Gama, além do quarteto citado. Outros três times chegaram à final, mas não levantaram a taça: Fluminense, São Caetano e Athletico-PR.

VEJA A LISTA COMPLETA

Palmeiras – 6 finais e 3 títulos (50% de aproveitamento)
São Paulo – 6 finais e 3 títulos (50% de aproveitamento)
Santos – 5 finais e 3 títulos (60% de aproveitamento)
Grêmio – 5 finais e 3 títulos (60% de aproveitamento)
Cruzeiro – 4 finais e 2 títulos (50% de aproveitamento)
Flamengo – 4 finais e 3 títulos (75% de aproveitamento)
Internacional – 3 finais e 2 títulos (66% de aproveitamento)
Athletico-PR – 2 finais e 0 títulos (0% de aproveitamento)

Como mencionado, Vasco, Atlético-MG e Corinthians disputaram apenas uma final e, mesmo tendo 100% de aproveitamento, não entram no recorte. A equipe mais próxima do Flamengo é o Internacional, com dois títulos em três finais disputadas.

+ Flamengo campeão! Confira a repercussão da final da Libertadores 2022 na imprensa internacional

A única decisão que o Flamengo acabou derrotado foi em 2021, diante do Palmeiras. Na ocasião, o Rubro-Negro saiu atrás, mas buscou o empate com Gabigol e reacendeu a esperança da torcida. Na prorrogação, contudo, o sonho terminou com o gol de Deyverson.

Com o título na bagagem, o Flamengo apenas cumpre tabela no Campeonato Brasileiro para fechar a temporada com "chave de ouro". O próximo compromisso é diante do Corinthians, nesta quarta-feira, no Maracanã.