Libertadores: de acordo com dados, conheça os melhores atletas e times entre os finalistas

Athletico e Fla decidem final neste sábado (Montagem Lance! Fotos: Alex Silva /Lance!; Gilvan de Souza/Flamengo)


Na véspera da final da Libertadores, o aplicativo 365Scores destacou algumas estatísticas importantes das equipes rubro-negras que disputam a grande decisão. Flamengo e Athletico-PR fazem a final neste sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Carbo, em Guayaquil, no Equador.

+ Quem é melhor: Flamengo e Athletico-PR?

O Flamengo realiza, até o momento, uma campanha praticamente perfeita. O rubro-negro carioca possui 11 vitórias, um empate e nenhuma derrota na atual edição. O time, atualmente comandado por Dorival Jr, marcou 32 vezes e sofreu oito gols.

Já o Athletico passou por "trancos e barrancos" no decorrer da competição. Antes sob o comando de Fábio Carille, o time de Felipão passou em segundo lugar do Grupo B, com 10 pontos conquistados.

Ao todo, o rubro-negro paranaense marcou 15 gols e buscou a bola no fundo das redes 11 vezes. Foram sete vitórias, três empates e duas derrotas na campanha geral da equipe na competição.

Na fase mata-mata, a constância defensiva foi importantíssima para as duas equipes conseguirem chegar à final. O Flamengo sofreu apenas dois gols somando oitavas, quartas e semifinais. Seguindo essa perspectiva, o Athletico sofreu quatro gols.

Dentro desses números, é válido ressaltar que o time de Dorival cria 3.6 chances por partida, enquanto o Furacão cria 1.8 chances. Na porcentagem da posse de bola por partidas, expõe-se que as duas equipes gostam de manter o domínio das ações: o Flamengo tem 57,1% de posse por jogo, enquanto o Athletico possui 54,4%.

A qualidade técnica do Mais Querido se reflete nos números na competição. Por jogo, são 423 passes certos por partida, com o aproveitamento de 85,9%. No campo de ataque, são 239 passes corretos por partida (78.1%).

Já o Athletico, que possui um plantel com menos jogadores estrelados, realiza 334 passes certos por jogo, com 79.8% de aproveitamento. No ataque, são 171 acertos (69.1%).

DESEMPENHO INDIVIDUAL

Artilharia:
Pedro (Flamengo) - 12 gols em 12 partidas disputadas
Gabriel Barbosa (Flamengo) - 5 gols em 11 partidas disputadas
​Christian (Athletico) - 5 gols em 11 partidas disputadas

Assistências:

Bruno Henrique (Flamengo) - 5 assistências em 6 partidas disputadas
Pablo (Athletico) - 3 assistências em 9 partidas disputadas
Arrascaeta (Flamengo) - 3 assistências 10 partidas disputadas

Recuperação de bola:

Fernandinho (Athletico) - Média 3.3 por partida em 4 jogos
João Gomes (Flamengo) - Média 3.0 por partida em 11 jogos
Éverton Ribeiro (Athletico) - Média 2.4 por partida em 11 jogos

Cartões amarelos:

David Luiz (Flamengo) - 4 cartões amarelos em 9 jogos
Thiago Maia (Flamengo) - 4 cartões amarelos em 9 jogos
Hugo (Athletico) - 3 cartões amarelos em 10 jogos

Dribles por partida:

Rodinei (Flamengo) - 2.6 (70%) em 10 jogos
​Bruno Henrique (Flamengo) - 1.8 (58%) em 6 jogos
Cuello (Athletico) - 1.7 (61%) em 10 jogos