Lewandowski pode repetir Modric e quebrar dinastia de Messi e CR7

João Marcos Santana*
·2 minuto de leitura


Favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo (o “The Best”), que será anunciado pela Fifa nesta quinta-feira, o polonês Robert Lewandowski pode repetir o que apenas duas pessoas conseguiram nos últimos anos: vencer Messi e Cristiano Ronaldo.

+ Veja a tabela da Liga dos Campeões


Após ganhar a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha na última temporada, sendo o artilheiro em todas as competições, o jogador de 32 anos vive o auge de sua carreira. Receber o maior prêmio individual do futebol só coroará a brilhante e fantástica temporada que o atleta fez em 2019/20.

E caso a expectativa se confirme, Lewa repetirá o feito de Modric em 2018, que ganhou a honraria após dez anos consecutivos com Messi ou Cristiano Ronaldo levantando o troféu. Antes da dupla, o último a ser eleito o melhor do mundo havia sido o brasileiro Kaká, que deixou o argentino em segundo e o português em terceiro em 2007.

Messi e Cristiano Ronaldo acostumaram os torcedores e amantes do futebol com temporadas em altíssimo nível e suas escolhas à briga pelo prêmio, disputando com Lewandowski, foram questionadas por parte do público. Afinal, fazer 37 gols em 46 jogos, no caso do português, e fazer 31 gols em 44 partidas, se tratando do argentino, são temporadas “fracas”.

+ Oitavas da Champions: saiba os craques mais valiosos que seguem no torneio

Bayern x Freiburg - Lewandowski
Bayern x Freiburg - Lewandowski

Lewa é o principal nome do Bayern (Foto: SVEN HOPPE / POOL / AFP)

Para qualquer outro atleta em atividade no mundo, tais números seriam espetaculares. Mas o que parecia impossível aconteceu e os dois gênios foram abaixo do que em anos anteriores. E se os dois não tiveram o protagonismo de outrora, Lewandowski não decepcionou. Em 47 jogos pelo Bayern de Munique, o camisa 9 marcou incríveis 55 gols (veja o raio-x dos gols abaixo).

Se a escolha por Modric em 2018 foi contestada por parte dos torcedores, a iminente conquista de Lewandowski será mais do que merecida. Mas o polonês parece não estar satisfeito. Na atual temporada, o camisa 9 já balançou as redes 16 vezes em 16 jogos. Será que uma nova dinastia vem por aí?

VEJA O RAIO-X DE GOLS DE LEWANDOWSKI
Lewandowski mostrou repertório para fazer seus 55 gols na temporada passada. Apesar do seu 1,85m de altura, o polonês é ágil e tem uma explosão que assusta qualquer marcador. Centroavante de ofício, o artilheiro não é apenas o goleador de um só toque.

Numeros Robert Lewandowski
Numeros Robert Lewandowski

Raio-x dos gols de Lewa na última temporada (Foto: Arte / Lance!)

Além dos 55 gols pelo Bayern de Munique, Lewandowski também balançou as redes quatro vezes em dois jogos com a camisa da Polônia, totalizando, assim, 59 gols na última temporada.

* Estagiário, sob supervisão de Cayo Pereira.