Lewandowski lidera jogadores que podem fazer primeiro gol em Copas; veja lista

Lewandowski em foto posada para a Copa do Mundo (Foto: Dan Mullan - FIFA/FIFA via Getty Images)
Lewandowski em foto posada para a Copa do Mundo (Foto: Dan Mullan - FIFA/FIFA via Getty Images)

O atacante da Polônia, Robert Lewandowski, lidera uma estatística ingrata em relação às Copas do Mundo: ele ainda precisa fazer um gol na história da competição. Na carreira, a proeza do jogador é indiscutível, já que ele balançou as redes mais de 630 vezes.

Apesar da estatística ruim, Lewandowski tem argumentos para se defender. Ele só disputou a competição em 2018 e atuou nas três partidas da fase de grupos, quando a Polônia foi eliminada. Aos 34 anos, Lewa poderia ter jogado em 2014, mas a seleção não se classificou naquela ocasião.

Leia também:

Outros jogadores reconhecidos mundialmente também fazem parte da lista, como o brasileiro Gabriel Jesus, que recebeu muitas críticas por ter passado em branco na edição de 2018, na Rússia. Além dele, Daniel Alves, que jogou em 2010 e 2014, também pode balançar as redes pela primeira vez em Copas, embora seu tempo de jogo seja reduzido em relação aos anos anteriores.

Na seleção portuguesa, dois nomes precisam desencantar para ajudar Cristiano Ronaldo na procura pelo seu título de Copa do Mundo. São eles Bruno Fernandes e Bernardo Silva, motores do time comandado por Fernando Santos.

A Inglaterra também precisa do suporte de duas estrelas se quiser reescrever a Copa de 2018, quando forem eliminados nas semifinais pela Croácia. Rashford e Sterling também passaram em branco — Harry Kane, por outro lado, pode se tornar o primeiro artilheiro de duas edições consecutivas do torneio.

Além deles, a lista ganha os alemães Kimmich, Brandt e Gundogan, o espanhol Asensio, o francês Dembélé e o argentino Dybala. A menção honrosa vai para Gareth Bale, de 33 anos, que ajudou o País de Gales a voltar a disputar uma Copa após 64 anos.