Levantamento de peso: Liberada pela Corte Arbitral, Nathasha Rosa estreia nos Jogos Olímpicos

·2 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


A pesista Nathasha Rosa será a primeira brasileira da modalidade a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na próxima sexta-feira. Ela participará da prova de 49kg feminino e terá a oportunidade de participar pela primeira vez de uma Olimpíada. A disputa começa às 21h50 (horário de Brasília).

A carioca de 25 anos está no grupo B, com peso de entrada de 180kg, junto com Loa Dika Toua (PNG), Marie Ranaivosoa (MRI), Beatriz Calendario (DOM), Kristina Sobol (ROC) e Ludia Montero Ramos (CUB). Nathasha está liberada pela Divisão Antidopagem da Corte Arbitral do Esporte (CAS) para competir.

Em maio, ela teve dois resultados analíticos adversos, sendo um colhido fora do período de competições e outro durante o Pan-Americano de Levantamento de Pesos, em Santo Domingo, na República Dominicana. Mas, foi considerada elegível novamente depois de um mês pela Agência Mundial de Testagem (ITA). Com isso, foi inscrita nos Jogos, já que havia conseguido posicionamento no ranking olímpico para participar da competição.

Nesta semana, Nathasha foi julgada e os árbitros responsáveis pela decisão consideraram que a substância hidroclorotiazida e o metabólito clorominofenamida, encontrados nos suplemento que a atleta consumia, foram resultado de provável contaminação. Ela recebeu uma pena de um mês, já cumprida, por não ter preenchido o documento com a listagem de suplementos que consumia naquela época, sendo liberada pelo CAS.

Foco na Olimpíada, mas na de 2024

A atleta está em Tóquio desde o fim de semana. De acordo o técnico Dragos Stanica, ela está confiante e focada no seu grande objetivo, que é adquirir experiência para os Jogos de 2024, em Paris.

-Ela está bem, está muito melhor do que a gente pensava nos treinos que fizemos juntos antes de ela viajar. Tudo o que aconteceu abalou muito ela. Deveria estar tranquila no grupo A. Podem ficar animados, a Nathasha vai fazer uma boa competição. É bastante nova, primeira participação, um começo de caminho. O objetivo é fazer uma boa competição, pegar segurança, pegar experiência. Vamos ter uma mudança de categorias no ano que vem, cada categoria vai ficar mais competitiva - analisou o técnico.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos