Lesões de Jesus e Telles custarão R$41 milhões aos cofres da FIFA

Alex Telles sofre lesão na Copa do Mundo. Foto: Visionhaus/Getty Images
Alex Telles sofre lesão na Copa do Mundo. Foto: Visionhaus/Getty Images

Em 2012 a FIFA criou um mecanismo de seguro para os jogadores participando de suas competições ou amistosos em data FIFA. Após muita insistência dos clubes, que são obrigados a liberar jogadores em datas oficiais, a FIFA criou um fundo para garantir um retorno financeiro aos clubes que ficaram sem um atleta por mais de 28 dias seguidos em função de lesão sofrida durante esses jogos. O seguro pode ser acionado pelo clube de qualquer atleta lesionado na Copa do Mundo, e é o que acontecerá com os clubes de Gabriel Jesus e Alex Telles, que desfalcam a seleção brasileira após machucarem o joelho no Catar.

Gabriel Jesus e Alex Telles se lesionaram durante a partida da seleção brasileira contra Camarões, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. Jesus foi operado nesta terça-feira (06), conforme boletim divulgado pelo seu clube, o Arsenal. Alex Telles ainda ficou no Catar para acompanhar a partida do Brasil contra a Coreia do Sul, pelas oitavas-de-final, mas já retornou à Espanha para realizar tratamento junto a seu clube, o Sevilla. Ainda não foi anunciada a data de retorno de Alex Telles ao futebol.

Leia também:

Devido à existência desse seguro para os jogadores participando da Copa, a FIFA precisará pagar valores que podem chegar até 7,5 milhões de euros para os clubes dos dois jogadores, cerca de R$41 milhões. Os valores pagos pela FIFA tem como objetivo cobrir o salário dos jogadores machucados, e não incluem acordos como direitos de imagem e outros acordos que o clube tenha feito com o atleta.

Outro clube que poderá pedir o acionamento da cláusula é o Bayern de Munique, time do lateral francês Lucas Hernandez, que machucou o joelho no primeiro jogo da França na Copa, contra a Austrália. Hernandez também ficará um bom tempo afastado dos gramados e vai desfalcar seu time na Champions League, em fevereiro.