Lazio apoia jogador insultado por torcedores extremistas por cantar 'Bella Ciao'

·2 minuto de leitura
Lance da partida entre Roma e Lazio pelo Campeonato Italiano 2020-2021

Após ser insultado por torcedores de extrema direita da Lazio por cantar a música antifacista "Bella Ciao" em sua apresentação na Lazio, o lateral albanês Elseid Hysaj recebeu na terça-feira o apoio dos dirigentes do clube italiano.

"Apoiamos nossos atletas e todos os jogadores. Nunca apoiaremos aqueles que negam os valores do esporte", indicou um comunicao da Lazio.

“É evidente que nos distanciamos daqueles que querem aproveitar este acontecimento por motivos políticos, para prejudicar a equipe, todos os torcedores da Lazio e o clube”, acrescentou o texto.

O vídeo com o albanês cantando "Bella Ciao" diante dos novos o companheiros de equipe, que aparecem cantando junto e batendo palmas, provocou a ira dos 'ultras', torcedores de extrema direita, que usaram as redes sociais para insultar o ex-jogador do Napoli.

Em uma ponte em Roma, foi estendida uma faixa com a frase "Hysaj verme, a Lazio é fascista", ato descrito como "vergonhoso" pelo clube da capital italiana.

Os 'ultras' da Lazio estão sempre envolvidos em atos racistas ou antissemitas.

Muitas vezes apontada como uma "entidade fascista", a Lazio é, no entanto, o clube que disse não ao ditador Benito Mussolini, ex-primeiro ministro italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e um dos personagens principais na criação do fascismo.

Fundada em 1900, muito antes do surgimento do movimento fascista, a Lazio se recusou a participar da fusão de vários clubes da capital italiana sugerida por Mussolini e que levou à criação da Roma em 1927.

Muitos torcedores da Lazio também apoiaram Hysaj nas redes sociais por meio da hashtag #IostoconHysaj (#EstoyConHysaj).

Além dos 'ultras', a reputação da Lazio também foi afetada pela presença de jogadores que não esconderam suas simpatias com os movimentos de exrema direita, como Paolo Di Canio, que fez a saudação fascista diante dos torcedores em 2005 .

ea/jf/dlo/gh/lca

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos