LaLiga cria órgão para combater atos racistas contra Vini Jr
Comissão criada por LaLiga estará em todas as partidas do Real Madrid para monitorar casos de racismo contra o brasileiro.
Foi definido por LaLiga que uma comissão extraordinária para investigar e combater os atos racistas contra o ponta brasileiro Vini Jr, do Real Madrid, estará em todas as partidas do clube merengue durante o Campeonato Espanhol. Três ou quatro inspetores de LaLiga estarão espalhados pelos estádios, analisando imagens e áudios, buscando blindar o brasileiro dos ataques que vêm sendo frequentes.
A informação foi divulgada por Javier Tebas, presidente da entidade, em entrevista concedida ao LaSexta: "Criamos uma comissão, começamos com os temas judiciais. Estaremos trabalhando em todas as partidas onde o Real Madrid vá jogar, nas zonas mais conflituosas onde pode haver indícios de que haverá insultos, com mais vigilância. A La Liga não pode ter um jogador que vá em todos os campos e seja insultado. E são insultos graves. Temos que dar uma solução. O problema nós temos, precisamos da solução".
Leia também:
LaLiga apresenta denúncia por racismo contra Vini Jr
Depois de mais um caso de racismo contra o ponta brasileiro Vini Jr, o Campeonato Espanhol decidiu agir e, nesta segunda-feira, uma denúncia foi apresentada por LaLiga no Juizado de Palma de Mallorca, onde foi realizada a partida contra o time que leva o nome da cidade, contra o Real Madrid.
Após analisarem as imagens e os áudios captados pela equipe de transmissão, em que é possível ouvir apenas um torcedor do Mallorca chamando Vinicius de "macaco", a organização do torneio denunciou o caso e colocou o clube mandante como parte da ação, buscando identificar o autor dos insultos racistas.
Esta é a sexta denúncia que LaLiga apresenta por insultos ou cânticos racistas contra Vini Jr, tendo três delas sido arquivadas em Barcelona, Mallorca e Madrid. Atualmente, outras duas são analisadas em Valladolid e em Madrid.