Líder isolado na Libertadores, Palmeiras recebe o Universitario

·3 minuto de leitura
Victor Luis (esq.), do Palmeiras, e Walter Bou, do Defensa y Justicia, disputam a bola no jogo da Libertadores em Florencio Varela, na Argentina, no dia 4 de maio de 2021

Classificado como líder do Grupo A para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras definirá nesta quinta-feira o destino internacional do peruano Universitario, que atualmente é o lanterna, que luta por uma vaga na Copa Sul-Americana.

Com um time misto, o 'Verdão' vai receber La U no estádio Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 19h00 (horário de Brasília).

Aconteça o que acontecer nesse jogo ou no confronto entre Defensa y Justicia e Independiente del Valle, que será disputado ao mesmo tempo na Argentina, o atual campeão terminará na liderança da fase de grupos, com 12 pontos, quatro a mais que os 'halcones'.

Os argentinos, também já classificados, ficarão em segundo lugar, enquanto os equatorianos (terceiros, com 4 unidades e -3 gols de saldo) e os peruanos (últimos, com 4 e -7 de saldo) brigam pela vaga nas oitavas da Sul-Americana.

- Olho no Brasileirão -

Ficar no passado pode ser uma estratégia ruim para o Palmeiras. O time paulista perdeu sua terceira final consecutiva no domingo, depois da Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia e da Supercopa do Brasil diante do Flamengo em abril.

Desta vez, foi contra um clássico rival no Campeonato Paulista, o São Paulo de Hernán Crespo, que encerrou um jejum de nove anos sem títulos.

A série de derrotas mancha os últimos meses do Verdão, que conquistou a Libertadores contra o Santos em janeiro e a Copa do Brasil em cima do Grêmio em março sob o comando de Abel Ferreira.

"Quem quiser criticar porque perdemos finais, pode criticar. Mas na verdade, perdemos umas, ganhamos outras", disse o português, que assumiu o time em novembro.

Ferreira busca assim deixar rapidamente para trás o novo revés e focar no futuro: o fechamento da fase de grupos da Libertadores e o início do Brasileirão, onde o Palmeiras estreia no domingo contra o Flamengo, no Maracanã.

- Palmeiras desfalcado -

Para o primeiro obstáculo, a Libertadores, o português terá um time alternativo, semelhante ao que perdeu por 4 a 3 para o Defensa y Justicia na semana passada em São Paulo, para que a equipe titular possa descansar e chegar descansada para a segunda missão, a estreia contra o Flamengo.

Sem o sancionado Vanderson nem os lesionados Marcos Rocha e Gabriel Veron, nem Breno Lopes e o chileno Benjamín Kuscevic, que estavam doentes e se recuperam, o Palmeiras vai contar com o uruguaio Matías Viña, Danilo Barbosa e Gustavo Scarpa diante do Universitario em casa.

Contra titulares ou reservas, o desafio para os peruanos continua sendo gigantesco. Precisa vencer no Allianz Parque por um bom número de gols, para diminuir o saldo negativo de -7, e torcer para que o Independiente del Valle (-3) perca na Argentina por vários gols.

"Agora vamos buscar um objetivo que tampouco vai depender de nós, contra um adversário muito complicado e em um estádio difícil. Mas mesmo assim vamos buscar a vitória e chegar à Copa Sul-Americana", disse o técnico argentino Ángel Comizzo à rádio RPP.

Sem chances de brigar pelo título do Apertura do Peru, que será disputado pelo Sporting Cristal e San Martín, 'La U' comemora o retorno de Jorge Murrugarra ao meio-campo e confia em Rafael Guarderas para as jogadas mais ofensivas e criativas para tentar superar a sólida defesa brasileira.

-- Possíveis escalações:

Palmeiras: Jailson - Luan, Michel, Danilo Santos - Lucas Lima, Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Matías Viña - Wesley, Willian. Técnico: Abel Ferreira.

Universitario: José Carvallo - Federico Alonso, Leonardo Rugel, Nelinho Quina - Aldo Corzo, Luis Valverde, Armando Alfageme, Jorge Murrugarra, Rafael Guarderas - Alberto Quintero, Alex Valera. Técnico: Ángel Comizzo.

Árbitros: Cristian Garay (CHI) com seus compatriotas José Retamal e Christian Lescano.

raa/js/ol/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos