Koeman detalha conversa que teve com Lionel Messi em sua chegada ao Barcelona

Antonio Mota
·2 minuto de leitura

Ronald Koeman assumiu o Barcelona sabendo que o clima no Camp Nou não era bom e que, entre milhares de outras coisas, precisaria lidar com uma das maiores bombas da história do clube: o desejo de Lionel Messi de mudar de ares. Diante deste contexto, o treinador decidiu observar, escutar e, sobretudo, conversar com o camisa 10.

Em entrevista ao Jornal AD (via Olé), da Holanda, o técnico revelou a postura mais cautelosa e comentou sobre o encontro-chave que teve com o craque. “Em meus primeiros dias (no Barça) conversei muito com as pessoas sobre a situação do clube. E logo ficou claro que havia um grande descontentamento entre os jogadores, sobre todo o tipo de questões. Sendo assim, era uma prioridade falar primeiro com o Messi, escutar como ele via as coisas”, afirmou.

FC Barcelona v Girona - Pre-Season Friendly | Quality Sport Images/Getty Images
FC Barcelona v Girona - Pre-Season Friendly | Quality Sport Images/Getty Images

Em seguida, Koeman deu mais detalhes sobre o bate-papo que teve com Lionel Messi. "Em sua casa, ele me disse todo o tipo de coisa. Eu escutei com atenção, mas também indiquei: ‘Eu não estava lá’. Eu só poderia falar sobre como eu queria trabalhar e como queria mudar as coisas no clube. Foi bom, porque no final da conversa falamos sobre as melhores formas de pressionar, sobre o jogo, sobre futebol mesmo. Gostei disso: ele é ‘torcedor’ e ainda quer saber das coisas”.

Além disso, Koeman também falou sobre o desejo de Messi de sair do Barcelona, mas destacou que sabia que seria muito difícil disto acontecer. "Sim, ele queria sair, mas o clube foi muito claro sobre isso: ele não podia sair. O montante fixo era tão alto que nenhum clube iria pagar no momento. Então, para mim, a questão principal saber era como eu o recuperaria, dentro e fora do campo, como pessoa e como jogador de futebol. Quando ele voltou a treinar, depois daquela semana agitada, só vi coisas boas. Sobre a atitude dele, não havia do que reclamar. E quando Messi vê uma bola, ele se diverte”.

Por fim, Ronald Koeman falou sobre o talento do camisa 10. “É realmente fantástico como ele vê as coisas. Como ele é inteligente como jogador de futebol e como o faz tecnicamente com perfeição. Ele realmente toma uma decisão com a bola no último momento, em uma fração de segundo. Quando fazemos um exercício de passe e arremesso durante os treinos, Alfred Schreuder (auxiliar técnico) passa as instruções meio em espanhol, meio em inglês. Às vezes eu esclareço um pouco em espanhol, mas com Messi isso não é necessário. Ele percebe imediatamente os exercícios. Ele é, por assim dizer, muito inteligente no futebol”, completou.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.