Swiatek vai às oitavas de Roland Garros; Kenin também se classifica e Brady abandona

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·4 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

A atual campeã de Roland Garros, Iga Swiatek, venceu a estoniana Anett Kontaveit (31ª) por 7-6 (7/4) e 6-0 neste sábado alcançando sua décima vitória consecutiva no torneio de Grand Slam parisiense e chegando assim às oitavas de final.

A polonesa de 20 anos, 9ª do mundo e 8ª cabeça de chave na competição da capital francesa, também conquistou essas dez vitórias em dois sets, e com isso venceu os últimos 20 sets que disputou no saibro parisiense.

"Não estive longe de perder esse recorde hoje", reconheceu, depois de ser forçada a jogar o tie break no primeiro set.

"Ela estava jogando muito, muito rápido no início, estava dominando, e eu comecei um pouco lenta", descreveu.

"Muitos tenistas têm dificuldade quando voltam para disputar um torneio do Grand Slam depois de vencer. Estou muito feliz por conseguir administrar isso", disse ela.

Swiatek, que havia perdido suas duas partidas anteriores para Kontaveit, enfrentará a ucraniana Marta Kostyuk, de 18 anos (81º), valendo uma vaga nas quartas de final.

- Jennifer Brady abandona -

A americana Jennifer Brady, 14ª do ranking mundial, foi obrigada a abandonar devido a uma lesão no pé, na partida contra a jovem compatriota Coco Gauff, após um set e apenas 23 minutos de jogo.

Após a retirada de Naomi Osaka, 2ª do mundo, citando sua ansiedade e episódios depressivos, a desistência por lesão de Petra Kvitova (12ª) e, finalmente, a número 1 do mundo Ashleigh Barty, também lesionada, Brady é mais uma cabeça de chave a deixar o torneio parisiense prematuramente.

Brady, finalista do Aberto da Austrália de 2021, jogou a toalha depois de uma breve conversa com o médico, após o primeiro set, que havia perdido por 6-1.

A jovem de 26 anos, de cabeça baixa, visivelmente muito abatida e à beira das lágrimas, balançou a cabeça várias vezes, antes de guardar as raquetes e ir cumprimentar a adversária, saindo em seguida da quadra.

Pouco depois, em entrevista coletiva, ela explicou que sofreu uma lesão no pé, que a deixou incapacitada desde o torneio de Roma.

"Esta manhã senti que não estava bem. (...) Na quadra eu estava com 20% da minha capacidade, mal conseguia me mexer, não conseguia sacar com força total", explicou a americana, especificando que ela havia pensado durante um tempo em não vir a Roland Garros por causa dessa dor, antes de decidir "arriscar. (...) Mas hoje, o sofrimento não era mais suportável".

Coco Gauff, 25ª do mundo, pela primeira vez chega às oitavas em Roland Garros. Aos 17 anos, ela iguala seu melhor desempenho em Grand Slam, já alcançado duas vezes (Wimbledon de 2019 e Australian Open de 2020).

Na tentativa de alcançar pela primeira vez as quartas de final de um 'major', Gauff enfrentará Ons Jabeur, 26ª do mundo, que se classificou neste sábado ao vencer em três sets a polonesa Magda Linette (3-6, 6-0, 6-1).

Em outra partida, a grega Maria Sakkari (N.17) derrotou a belga Elise Mertens (N.14) por 7-5, 6-7 (2/7) e 6-2.

- Kenin reage e vence -

Mais cedo, Sofia Kenin, nº 5 do mundo e semifinalista no ano passado, reagiu e venceu a também americana Jessica Pegula (29ª) por 4-6, 6-1, 6-4 em 1 hora e 56 minutos do jogo.

"Eu sabia que seria difícil e estou muito orgulhosa por ter lutado para me livrar dos problemas", comentou a vencedora do Aberto da Austrália em 2020.

Kenin terá pela frente nas oitavas de final Maria Sakkari (18º) ou Elise Mertens (15º) que se enfrentam também neste sábado.

O primeiro set foi bastante caótico: depois de abrir uma vantagem de 4-2, Kenin não conseguiu resistir à reação de Pegula que venceu quatro games e fechou o set.

No segundo, Kenin começou arrasadora e fez 4-0. Com 4-1, ela venceu os dois games seguintes e venceu o set.

No terceiro e último, quando o nervosismo e o cansaço começaram a aparecer, Kenin sacou para levar o jogo a 5-4, e não perdoou mais.

Com sua vitória na primeira fase em Paris, Kenin, de 22 anos, havia encerrado uma sequência de quatro derrotas consecutivas no saibro.

-- Resultados do 7º dia do torneio de Roland Garros:

- Simples feminino (3ª fase):

Ons Jabeur (TUN/N.25) x Magda Linette (POL) 3-6, 6-0, 6-1

Cori Gauff (EUA/N.24) x Jennifer Brady (EUA/N.13) 6-1, 0-0 (abandono)

Sloane Stephens (EUA) x Karolina Muchova (CZE/N.18) 6-3, 7-5

Barbora Krejcikova (CZE) x Elina Svitolina (UCR/N.5) 6-3, 6-2

Sofia Kenin (EUA/N.4) x Jessica Pegula (EUA/N.28) 4-6, 6-1, 6-4

Maria Sakkari (GRE/N.17) x Elise Mertens (BEL/N.14) 7-5, 6-7 (2/7), 6-2

Marta Kostyuk (UCR) x Varvara Gracheva (RUS) 6-1, 6-2

Iga Swiatek (POL/N.8) x Anett Kontaveit (EST/N.30) 7-6 (7/4), 6-0

./bds/av/ig/iga/pm/dep/fbx/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos