Juventus pode perder nove pontos no Campeonato Italiano por supostos crimes financeiros

Juventus pode ser punida (Foto: MIGUEL MEDINA / AFP)


O promotor Giuseppe Chine, da Federação Italiana de Futebol (Figc), pediu que a Juventus fosse penalizada com a perda de nove pontos no Campeonato Italiano por conta de supostas irregularidades em transferências de atletas. O pedido, promulgado nesta sexta-feira, será conduzido no Ministério Público de Turim.

Chine também pediu que Andrea Agnelli, ex-presidente da Juventus, seja punido com um banimento do futebol italiano por 16 meses. O promotor também pediu a suspensão por 20 meses de Fabio Paratici, ex-diretor esportivo da Velha Senhora, que hoje trabalha no Tottenham, além de outros conselheiros do clube.

Pavel Nedved, ex-jogador e ex-vice-presidente da Juve, também pode ser suspenso. O promotor também pediu que o clube fosse multado, mas nenhum valor foi informado no processo. A Juventus negou todas as acusações e entrou com pedido de defesa também nesta sexta-feira.

+ Veja a tabela do Campeonato Italiano 2022/23

A Juve atualmente ocupa a terceira posição na tabela do Campeonato Italiano, com 37 pontos conquistados. Caso a punição seja aplicada, a equipe de Turim pode cair para a sétima posição e se afastar da zona de classificação para a próxima edição da Uefa Champions League.