Jovem de comunidade carioca fatura medalha de bronze no Pan-Americano sub-15 de wrestling

Mythis Richards foi bronze na Colômbia (Foto: CBW)


Promessa brasileira do wrestling, o carioca Mythis Richards, 15 anos, conquistou a medalha de bronze na divisão até 75kg Campeonato Pan-Americano sub-15 da modalidade, realizado no último final de semana em Rio Negro, na Colômbia.

"Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, então só tenho a agradecer a todos que permitem a existência do projeto que eu treino, meus professores, Cássio e Marcelo. Enfrentei oponentes difíceis, mas consegui a medalha", destacou.

A competição reuniu os melhores atletas de até 15 anos de 11 países das Américas. Segundo o treinador Cássio Bernardo, esta edição do campeonato foi a de maior nível técnico desde que a United World Wrestling (UWW) passou a organizá-lo.

Integrante da seleção brasileira de wrestling, Mythis Richards, morador da comunidade do Jacarezinho, no Rio, é uma das milhares de crianças iniciadas nos tatames pelo projeto Geração UPP, fundado em 2009.

Criada numa parceria entre Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil 940 AM, Prime Esportes, Boomboxe e Secretarias de Estado de Polícia Militar e Esporte e Lazer, a ação leva os ensinamentos das artes marciais através de policiais militares graduados.

As principais modalidades levadas às crianças e jovens das comunidades são jiu-jitsu, judô e wrestling; este, com o apoio da UNISUAM e da Confederação Brasileira de Wrestling. Além de Mithys, o projeto também revelou as promessas da seleção Kamily Cristine e Rebeca Camille.