Joshua vence Klitschko em batalha de 11 rounds e defende título

Em um dos confrontos mais esperados dos últimos tempos no mundo do boxe, prevaleceu a força do atual campeão dos peso-pesados, Anthony Joshua, de 27 anos. Mas o confronto não foi tão fácil quanto se esperava. Isso porque do outro lado, mesmo aos 41 anos, o ucraniano Wladimir Klitscko continua duro de se bater.

Depois de muito estudo no primeiro round, Joshua saiu na frente na contagem dos juízes com 10-9. Golpes com a mão direita deram a vantagem para Klitschko no começo do segundo assalto e Joshua acertou alguns socos baixos, para descontento da torcida. 10 a 9 para Klitschko e tudo empatado.

A partir do terceiro round, a vantagem do britânico foi aumentando. Com os dois lutadores trocando mais socos, Joshua venceu dois assaltos seguidos por 10-9 e conseguiu, no quinto, derrubar o adversário pela primeira vez após um belo gancho de esquerda. Klitschko levantou, com um corte no olho esquerdo, e continuou atacando bem o rival mais jovem. No final, um belo golpe novamente de Anthony e 10-8 para o britânico.

Mostrando o porquê de ser um dos melhores lutadores de sua geração, Klitschko não deixou barato e revidou nos três rounds seguintes. Logo no começo do sexto, o britânico perdeu seu protetor bucal e foi ao chão com uma poderosa mão direita do ucraniano. Depois de apanhar muito e estar exausto, Joshua foi batido por 10-8.

Passando do sétimo round pela primeira vez na carreira, o defensor do título perdeu os dois assaltos seguintes por 10-9 e começou a sentir o cansaço. Uma segura atuação do campeão, distribuindo diretos no corpo de Klitschko, rendeu a vitória para Joshua no nono round. O ucraniano devolveu o 10-9 logo no assalto seguinte.

No décimo primeiro round, Joshua tirou forças de seu interior e mandou Klitschko para a lona duas vezes. A primeira, com um forte soco de baixo para cima. A segunda, com bela combinação. Abalado, o ucraniano tentou se segurar, mas o juiz interviu e deu vitória por nocaute técnico para o ainda campeão Joshua. Até o momento final, dois juízes davam vantagem nos pontos para Joshua (96-93 e 95-93) e um dava a frente para Klitscko (95-93).

Após a incrível luta, decidida apenas no segundo minuto do 11º round, Joshua se manteve invicto, com 19 vitórias por nocaute em 19 lutas. Com mais um triunfo, dessa vez em um Wembley lotado, o britânico assegurou mais uma vez o título mundial dos peso-pesados da Federação Internacional de Boxe (IBF).

A longa batalha deu sequência a um belo momento, com Klitschko elogiando muito seu rival. “Espero que vocês tenham aproveitado. O melhor homem venceu essa noite. Foi um evento incrível para o boxe. Dois cavalheiros batalharam e ele foi melhor. É triste que não consegui. Estava planejando conseguir, mas não deu. Todo o respeito para Anthony. Parabéns”, decretou o ucraniano.