Jornalista da Globo relata constrangimento após pergunta 'machista' de youtuber em coletiva


Novo reforço do Bahia, o atacante Everaldo foi apresentado nesta quarta-feira. Durante a coletiva de imprensa, o jogador foi questionado por um youtuber como ele lidava com o fato da sua chegada ter "influenciado em um aumento de sócias" para o clube. A pergunta foi contestada nas redes sociais, sendo criticada por uma repórter da TV Globo, que relatou ter ficado constrangida com a situação. Horas depois, o influencer tricolor se desculpou pelo caso.

Através do Twitter, o jornalista Elton Serra, da ESPN, fez duras críticas às atitudes do youtuber "Tonn Bahia". Ele não concordou com o tipo de questionamento levantado pelo influncer em meio à entrevista coletiva e taxou o episódio como machismo.

- Existem bons e ruins em todos os segmentos. Existem também aqueles que, ao invés de mudar um cenário carregado de machismo, piora ainda mais o ambiente. Informação sobre número de sócios é apuração, algo ainda muito importante nesse meio. E o constrangimento do entrevistado. E tem uma galera tão cega nos argumentos que não percebe que a crítica (espero que seja para melhorar) não é sobre achar alguém bonito ou não, mas associar o elogio, com um dado infundado, a uma procura feminina pelo clube, como se torcer para o Bahia não bastasse para isso - escreveu.

+ Vasco quer meia ex-Fluminense, gigante brasileiro tem reunião por Patrick… o Dia do Mercado!

Em resposta à publicação do colega de imprensa, Gabrielle Gomes, jornalista da TV Globo, desabafou sobre o episódio e relatou ter ficado constrangida com a situação, principalmente por ser, segundo ela, a única mulher presente durante a coletiva.

- Foi constrangedor para o próprio jogador e para mim, única mulher na coletiva. Me afetou quanto jornalista e quanto amante do futebol. É o tipo de situação que não dá pra ser normalizada nem levada como 'mimimi'. Não é engraçado, não é piada - escreveu.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

+ Lateral do Bahia é convocado para Seleção Sub-20 e pode desfalcar o clube no Estadual em até 10 jogos

PRONUNCIAMENTO

Horas depois da repercussão da situação, Tonn Bahia foi até o seu canal do YouTube explicar a situação e se desculpar pelo caso. Ele alegou não ter tido a intenção de criar um mal-estar e que chegou atrasado na coletiva de apresentação e todas as perguntas que tinha se planejado para fazer, já haviam sido realizadas. Com isso, decidiu "imitar" o episódio envolvendo uma pergunta sobre o atacante Pedro Raul e sua estética.

- Foi uma pergunta que era para ser engraçada e a pergunta acabou sendo mal formulada. Na hora as pessoas deram risadas, foi aquela resenha, até o próprio Everaldo entrou na brincadeira. Contudo, após a coletiva, a repercussão não foi legal - iniciou o Tonn, que continuou:

Tonn Bahia
Tonn Bahia

Youtuber fez um vídeo em seu canal se desculpando pelo caso (Foto: Reprodução/ You Tube)

- Até então, não estava concordando com a situação, na minha cabeça tinha feito apenas uma pergunta engraçada. Mas depois fui lendo tweets de pessoas que têm cultura, como o Elton Serra, junto com a jornalista que estava presente (Gabrielle Gomes) e abriram a minha mente. Fizeram com que eu entendesse aonde foi que eu errei. A pergunta, que era para ser engraçada, acabou indo para um lado machista - disse.