Jornal britânico Financial Times levanta dúvidas sobre dados da economia brasileira

Yahoo Finanças
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Sipa (via AP)
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Sipa (via AP)

O jornal britânico Financial Times publicou na terça-feira (3) uma reportagem que levanta dúvidas sobre a confiabilidade dos dados econômicos do Brasil. O crescimento do PIB acima das expectativas e outros resultados positivos deixaram analistas céticos.

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

BAIXE O APP DO YAHOO FINANÇAS (ANDROID / iOS)

Segundo os especialistas ouvidos pelo FT, “pessoas ganharam ou perderam dinheiro como resultado da confusão sobre o verdadeiro estado das exportações”, o que despertou “preocupações”.

Leia também

Além do crescimento inesperado de 0,6% do PIB no último trimestre, a segunda revisão dos números feita pelo Ministério da Economia em menos de uma semana “lança dúvidas sobre a divulgação de dados-chave e deixa analistas se perguntando se ainda devem confiar na segurança das estatísticas brasileiras”.

Segundo o FT, as duas revisões “e a possibilidade de mais por vir levantaram dúvidas pela primeira vez sobre os dados brasileiros, há muito vistos como um exemplo de pontualidade e transparência entre os países emergentes”.

Um dos analistas a levantar dúvidas sobre a veracidade dos números divulgados pelo IBGE é Gustavo Rangel, economista-chefe para América Latina do ING Financial Markets, de Nova York.

“Os dados do PIB, embora melhores que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas devido a um número extraordinariamente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica”, afirmou Rangel ao FT.

Leia também