Jonas é o maior artilheiro da Liga Portuguesa nos últimos 10 anos

Jonas fez história com a camisa dos Encarnados (Foto: Divulgação/Benfica0
Jonas fez história com a camisa dos Encarnados (Foto: Divulgação/Benfica0


Definitivamente o ano de 2019 foi especial para Jonas. Na temporada em que encerrou sua carreira como atleta profissional, o ex-atacante de Guarani, Santos, Grêmio, Portuguesa, Valencia-ESP e Benfica-POR, comemorou mais um recorde. Nos últimos dias do último ano, a Primeira Liga de Portugal divulgou uma lista dos seus maiores artilheiros desde o início de 2010. E Jonas liderou a relação com folga.

Autor de 110 gols em 132 jogos, todos pelo Benfica, o brasileiro natural de Taiúva, no interior de São Paulo, deixou bem para trás o compatriota Lima, que, defendendo Benfica, Braga e Belenenses, anotou 83 (confira abaixo a lista dos cinco primeiros).

- Não tinha ideia disso, mas fiquei feliz e orgulhoso com essa marca. Vivi temporadas maravilhosas em Portugal e, graças a Deus, consegui transformar esse bom momento em números individuais e conquistas coletivas, que acaba sendo mais importante. De nada adiantaria ter feito todos esses gols, mas não ter sido campeão. É o título que marca uma carreira – explica Jonas.

Os melhores resultados da carreira de Jonas vieram justamente na passagem pelo Benfica, onde permaneceu por cinco anos. Contando todas as competições, foram 183 jogos e 137 gols, quatro títulos da Liga de Portugal – sendo duas vezes artilheiro e eleito o melhor da competição, dois da Taça da Liga, dois da Supertaça e um da Taça de Portugal - quando também foi o artilheiro.

- Foi especial, não me canso de falar. Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter jogado no Benfica e ter construído uma história assim - completa.

Aos 35 anos, 14 dedicados ao futebol profissional, Jonas parou com 300 gols marcados e 12 títulos conquistados.

A trajetória no Benfica foi tão marcante que contou com uma despedida especial do até então camisa 10. Ovacionado por 55 mil pessoas que encheram o Estádio da Luz, em Lisboa, Jonas foi recebido no gramado pelo presidente Luis Filipe Vieira diante de todas as taças que ajudou a conquistar. A despedida dos gramados aconteceu no dia 10 de julho, em jogo contra o Anderlecht.

LISTA DOS MAIOR ARTILHEIROS DO PORTUGUÊS ENTRE 2010 E 2020:

110 gols: JONAS– Benfica
83 gols: Lima – Benfica, Braga e Belenenses
76 gols: Bas Dost – Sporting
76 gols: Jackson Martínez – Porto e Portimonense
68 gols: Cardozo - Benfica




















Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também