John John está fora do mundial de surfe

Colaboradores Yahoo Esportes
Aéreo mal-sucedido dá fim ao sonho do tricampeonato de John John (Thiago Diz)
Aéreo mal-sucedido dá fim ao sonho do tricampeonato de John John (Thiago Diz)

Por Emanoel Araújo

Resumo da notícia:

  • Na etapa do Rio de Janeiro, o líder do ranking John John Florence rompeu os ligamentos do joelho

  • Este é o mesmo joelho que o deixou fora da temporada passada. No caso, o havaiano optou pela fisioterapia

  • Em post no Instagram, o surfista afirma que perderá a próxima etapa e, talvez, o resto da temporada

O campeonato mundial de surfe chega ao fim para o atual líder do ranking, John John Florence. (Reprodução)
O campeonato mundial de surfe chega ao fim para o atual líder do ranking, John John Florence. (Reprodução)

O campeonato mundial de surfe chega ao fim para o atual líder do ranking, John John Florence. O havaiano veio à etapa do Brasil embalado por mais um título e com a lycra amarela na bagagem. Ao chegar nas oitavas de final, diante de Wade Carmichael, John John mostrava que nada mudaria no ranking. Com 12 pontos a frente do placar, ele tenta um aéreo, mas perde o equilíbrio e cai.

O episódio parece até um cena do ano passado. Durante uma sessão de freesurf no ano passado, ele tinha tentado alguns aéreos parecidos e o resultado final tinha sido o mesmo: ruptura parcial do ligamento cruzado anterior. O vídeo abaixo garante a coincidência entre as duas lesões – em um intervalo de um ano bem a parecia que o surfista continuaria na liderança do mundial.

Leia também

Na ocasião, John John Florence optou por se tratar em uma clínica com tecnologia de ponta em Costa Mesa, Califórnia. Foram seis meses de tratamento para chegar em perfeitas condições físicas na temporada 2019. Até aqui foram duas vitórias em etapas (Margaret River e Bells Beach) e 3º (Gold Coast) e 17º (Bali).

Aqui no Brasil, ele terminou em 5º. Apesar de sair 10 minutos antes do fim da bateria, o havaiano venceu e chegou às quartas. No mesmo dia, ele fez um exame com os médicos da WSL. No dia seguinte, ele decidiu não competir.

Sem o bicampeão mundial na disputa, o “tour do sonhos” cria novas possibilidades de título. Kolohe Andino (27,760 pontos) herda a liderança seguido de perto por Filipe Toledo (27,195) e Jordy Smith (26,045).

Um novo campeonato chegará a Jeffreys Bay (dias 9 a 22 de julho). Quem defende o título por lá é o novo vice-líder, Filipe Toledo. O campeonato tende a ganhar em emoção e você confere os próximos capítulos aqui, no Yahoo Esportes.

Siga o Yahoo Esportes: Twitter | Instagram | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter