Jogadores estouram idade na base e esperam por chances no profissional do Vasco

Luiza Sá
LANCE!
Abel já manifestou a vontade de utilizar mais os jovens da base do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco)
Abel já manifestou a vontade de utilizar mais os jovens da base do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco)


Mesmo sem um título de expressão em 2019, as categorias de base do Vasco tiveram destaque no cenário nacional. Para a próxima temporada, alguns bons talentos revelados vão aparecer no elenco profissional, alguns por opção do técnico Abel Braga e outros por terem estourado a idade do sub-20. Se no principal a realidade é a luta contra o rebaixamento, os mais jovens vivem um cenário totalmente diferente. O clube voltou a ser referência no Brasil e briga por quase todos os campeonatos que disputa.

Só neste ano, o Cruz-Maltino foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, do Carioca, da Taça Guanabara, do torneio OPG e da Copa RS, caiu na semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20 após terminar a 1ª fase como líder, e também na semi da Copa do Brasil. O único título foi na Taça Rio. Isso tudo no sub-20. Em categorias inferiores, por exemplo, foi campeão carioca sub-15 invicto (após vencer a Taça Guanabara e Taça Rio).

Entre os nomes que não podem mais integrar a base estão o goleiro Halls, os laterais Cayo Tenório, Coutinho e Alexandre Melo, o zagueiro Ulisses e o meio-campo Linnick. Alexandre e Ulisses chegaram a treinar com Vanderlei Luxemburgo e o primeiro ganhou, inclusive, uma oportunidade contra o Goiás, no Brasileirão, quando substituiu Danilo Barcelos.



Outros que ainda não atingiram a idade limite, mas podem ganhar chances são o zagueiro Miranda, o lateral Nathan, do meia Caio Lopes e o atacante Vinicius.

No atual elenco, o volante Bruno Gomes e os atacantes Gabriel Pec e Talles Magno foram os últimos a serem promovidos para o profissional. Lucas Santos, que retorna após empréstimo ao CSKA, da Rússia, também buscará mais oportunidades. O centroavante Tiago Reis também quer se firmar com Abel após perder espaço com Luxa.

O Vasco ainda não sabe qual será o elenco para 2020. A pré-temporada também não foi definida pela nova comissão técnica, que ainda estuda o planejamento. Fato é que os jovens revelados em São Januário vão ser fundamentais novamente para encorpar o grupo graças aos problemas financeiros vividos pelo clube.

- O Vasco chega em todas as competições de base. Estou com a relação de muitos jogadores. O torcedor está abraçando. Conversei com o PC (Gusmão, coordenador de futebol), e a base está chegando em todas as competições. Isso é muito importante. Fiquei empolgado porque vocês sabem dessa minha característica de trabalhar com os garotos. Ele (Luxemburgo) lançou muitos e responderam. Ás vezes, o garoto formado em casa sente muito menos o peso do que um jogador vindo de outra equipe - disse Abel Braga em sua apresentação.






Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também