Jogadores elegem Daronco o melhor e pior árbitro do Brasil

Pesquisa feita pelo portal Uol pediu a resposta anônima de 26 jogadores que disputaram o Brasileirão

Anderson Daronco foi lembrado por jogadores tanto na lista dos melhores quanto dos piores. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
Anderson Daronco foi lembrado por jogadores tanto na lista dos melhores quanto dos piores. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Final de ano é sempre a mesma coisa: listas de melhores do ano aparecem em todos os setores. Claro que o futebol também entra nessa “moda” e faz suas listas para fechar a temporada. Pesquisa realizada pelo portal Uol, o árbitro Anderson Daronco foi eleito como o melhor e também o pior árbitro do Brasil na temporada 2022. As votações foram separadas, e Daronco ganhou ambas.

O gaúcho de 41 anos que tem o escudo da Fifa foi apontado por 27% dos jogadores como o melhor árbitro do Brasil. Mesma porcentagem o colocou como o pior no ano que apitou 39 partidas, incluindo jogos importantes como duas semifinais da Copa do Brasil.

Leia também:

Os números o colocam como um dos árbitros que mais atuou no país e essa não é a primeira vez que ele aparece como destaque, já que foi escolhido pela CBF em 2015, com o melhor daquela temporada.

O pódio dos melhores fica completo com dois juízes que representaram o Brasil na Copa do Mundo do Catar: Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio.

Wilton inclusive apitou um dos jogos mais esperados da fase eliminatória da Copa, entre França e Inglaterra, pelas quartas de final da competição entre seleções. Claus também aparece no pódio dos piores, com 13% dos votos Flávio Rodrigues de Souza completa o Top 3 da votação que citou dez árbitros.

A pesquisa foi feita pelo portal Uol que pediu a resposta anônima de 26 jogadores que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro desta temporada, vencido pelo Palmeiras. As respostas foram computadas até o dia 22 de dezembro e o resultado vem sendo divulgado nos últimos dias do ano de 2022.