De joelhos, atletas de Borussia Dortmund e Besiktas fazem homenagens a George Floyd


Os jogadores de Borussia Dortmund (ALE) e Besiktas (TUR) entraram na onda de manifestações antirracistas, nesta quinta-feira. Em suas respectivas páginas no Instagram, foram compartilhadas fotos dos jogadores do elenco ajoelhados e protestando contra a morte de George Floyd. O clube alemão chegou a formar um coração em lembrança aos atos que acontecem nos Estados Unidos.

- Como equipe do Borussia Dortmund, estamos totalmente por trás do movimento #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam, em português). Condenamos o racismo de qualquer tipo. Por um mundo aberto e tolerante, por um mundo melhor! - escreveram eles.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Ver essa foto no Instagram

George Floyd anısına... 🙏🏿 #BlackLivesMatter

Uma publicação compartilhada por Beşiktaş JK 🏆 (@besiktas) em 4 de Jun, 2020 às 4:33 PDT

As imagens mostram os atletas nos centros de treinamento. De joelhos, eles posaram e enviaram um recado na homenagem e fazem coro à outros esportistas pelo mundo que se manifestaram. A hashtag "Vidas Negras Importam" é uma das mais utilizadas.

As manifestações acontecem depois da morte de um homem negro por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos. George Floyd, de 46 anos, foi imobilizado e torturado por Derek Chauvin e morreu por asfixia, segundo revelou a autópsia. Uma pequena parte dos atos foi violento, como citados pelo atleta, terminando em quebra-quebra e confusão.

Outro caso ficou conhecido e gerou repercussão no Brasil. A morte do jovem João Pedro Mattos, de 14 anos, impressionou os brasileiros depois que o jovem negro foi baleado durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, em maio.




Leia também