João Paulo volta e pode resolver falta de criatividade no Bota; veja opções

Lazlo Dalfovo
LANCE!


Prestes a voltar a campo para outro mata-mata, o Botafogo contará com uma "reforço" para superar o Campinense, nesta quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil: João Paulo. O meio-campista voltou a treinar no último sábado, de acordo com informações da Rádio Tupi, e deve ser relacionado.

A tendência é que João Paulo, recuperado de uma lesão muscular na coxa, inicie o duelo no banco de reservas, tendo em vista o aspecto físico - ele não entra em campo desde o jogo contra o Flamengo, no dia 26 de janeiro, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

Diante da volta de João Paulo, o LANCE! traçou algumas possibilidades de formação no meio-campo do time de Zé Ricardo, com João a entrar como titular ou no decorrer da partida. Confira as principais hipóteses no setor:

JOÃO PAULO MAIS AVANÇADO





Botafogo x Cabofriense
Botafogo x Cabofriense
Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Contra a Cabofriense, João teve a função de atuar mais avançado. Ainda fora de forma, foi discreto (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Como titular ou não, João Paulo pode ser opção como o meio-campista mais avançado no setor. Aliás, foi assim que o camisa 8 iniciou a temporada 2019, na estreia da Taça Guanabara, em derrota para a Cabofriense, quando Zé entrou com Wenderson, Alan Santos e João Paulo. O trio não rendeu na partida.

João Paulo foi poupado na segunda rodada do Estadual. Já no jogo seguinte, o clássico contra o Flamengo, o atleta de 27 anos vinha tendo boa atuação, novamente como o meio-campista com mais liberdade para se aproximar da área rubro-negra, tanto que marcou o gol do Botafogo. Se lesionou em seguida.

MANUTENÇÃO DE LUIZ FERNANDO

Luiz Fernando
Luiz Fernando

Luiz Fernando voltou a ser o articulador do Botafogo, contra o Defensa y Justicia, no último dia 6 (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Se Zé Ricardo optar por manter Luiz Fernando como articulador, como fez no último jogo, contra o Defensa y Justicia-ARG, João Paulo deve ser acionado paralelo a Jean, auxiliando mais ativamente nas saídas de bola e nas bolas longas - algo que Zé incentiva.

O fato é que Luiz não tem rendido bem como um "camisa 10", em função que atuou em três dos seis jogos do Glorioso em 2019. Contudo, o treinador pode mantê-lo para dar sequência e mais confiança à equipe, que vem de uma vitória heroica pela Sul-Americana.

ERIK RECUADO

Boa Vista x Botafogo
Boa Vista x Botafogo

Erik fez a de armador, pouco atrás de Kieza, contra o Boavista e se destacou na nova função (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Outra opção no meio-campo é o deslocamento de Erik, da ponta direita para a função de articulador, por trás de Kieza. Esta formação foi utilizada contra o Boavista, e o Botafogo teve um rendimento impecável, embora já desclassificado na Taça Guanabara. Erik não só deu uma nova dinâmica ao time como também marcou um dos gols, na goleada por 3 a 0.

Neste caso, se ainda tratarmos do habitual 4-2-3-1 de Zé, é possível que o comandante escale João Paulo e Erik por dentro e, nas pontas, Luiz Fernando e Rodrigo Pimpão - levando em conta as preferências do último compromisso.

EMERGENCIAL: JOÃO PAULO NA VAGA DE JEAN

Jean - Botafogo
Jean - Botafogo

'Cão de guarda', Jean pode ser sacado em um evento resultado negativo ao longo do jogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Em caso de aperto na busca pela vitória, ou empate (que dá a vaga ao Botafogo), Zé Ricardo pode optar por tirar Jean, volante de construção e que contribui pouco para a armação das jogadas, e deixar João Paulo e Alex Santana - titular nos últimos jogos - em prol do abafa, com volume na posse.

Seja qual for a posição e o esquema de Zé Ricardo, sobretudo pelos quesitos experiência e liderança, João Paulo será importante para que o Botafogo não volte a ser surpreendido e caia ainda na primeira fase da competição nacional, o que ocorreu em 2018.

CÍCERO TAMBÉM PODE PINTAR

Cícero - Botafogo
Cícero - Botafogo

Anunciado recentemente, Cícero pode ser mais uma novidade contra o Campinense (Foto: Divulgação)

Ainda não citado, Cícero é outro jogador que pode pintar como novidade. Já regularizado para a Copa do Brasil e na iminência de ser utilizado também na Sul-Americana, o meia-atacante pode estar na relação para Campina Grande e, com isso, é outro que deve colaborar para que a falta de criatividade não siga como um estorvo no Botafogo.

E MAIS: VALENCIA E MARCOS VINÍCIUS AINDA DE FORA

Leo Valencia e Marcos Vinícius - Botafogo
Leo Valencia e Marcos Vinícius - Botafogo

Valencia e M. Vinícius: transição juntos (Foto: Reprodução / Twitter)

Em tempo: meias de origem, diferente de João Paulo, Luiz Fernando e Erik, Leo Valencia e Marcos Vinícius seguem de fora do time. A dupla está em recuperação de lesões musculares e, ao que tudo indica, pode retornar no jogo da volta contra o Defensa y Justicia, a ser realizado no dia 20, na Argentina.

Cabe destacar que o duelo com o Campinense será realizado às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Amigão.


Leia também