Japão vira sobre a Espanha e avança em primeiro do grupo; La Roja também passa

Japão se classificou como líder do Grupo E (Foto: JuanJo Martín/EFE)


Um dos resultados menos esperados aconteceu. O Japão venceu a Espanha, nesta quinta-feira, por 2 a 1, e passou em primeiro lugar no Grupo E da Copa do Mundo. Doan e Morita viraram o placar após Morata inaugurá-lo, no primeiro tempo. Com o resultado, construído após substituições do técnico nipônico Hajime Moriyasu, a seleção asiática encara a Croácia nesta segunda-feira, às 12 horas. A La Roja também passou, e vai pegar o Marrocos, na terça, também às 12 horas.

O PRIMEIRO
A Espanha começou pressionando. Busquets mandou a primeira por cima, aos cinco minutos. O Japão ameaçou assustar pouco depois, com Ito. O chute atpe foi na rede, mas no lado de fora. O volume ibérico teve resultado aos 11 minutos. Após deixar os nipônicos zonzos de tanto trocar passes, a seleção de Luis Enrique abriu o placar com Morata. O cruzamento foi de Azpilicueta. Com a vantagem no placar, a La Roja se limitou a controlar a posse de bola. Praticamente nada mais foi visto.

SUBSTITUIÇÕES PARA A HISTÓRIA
E se o primeiro tempo foi modorrento, a partida melhorou imediatamente após as alterações do técnico Hajime Moriyasu, que tornaram o Japão mais ofensivo no intervalo. Doan foi um dos que entrou. O atacante chutou de esquerda, Simón espalmou para dentro e o placar voltou à igualdade ainda com dois minutos. E três minutos mais tarde, Doan fez nova jogada pela direita, mas cruzou rasteiro para Mitoma - outro que entrou na volta do intervalo. O cruzamento de volta para a área encontrou Tanaka, que virou a partida. O VAR demorou, mas confirmou que a bola não chegou a sair de campo antes da assistência.

PRESSÃO
O final de partida foi pressão espanhola. Mas perto dos 45 minutos, o goleiro Gonda fez duas defesas importantes. Garantiu, assim, a classificação japonesa. Heroísmo samurai.

-> Confira a tabela da Copa do Mundo

FICHA TÉCNICA
JAPÃO 2 X 1 ESPANHA


Estádio: Estádio Internacional de Khalifa, Doha (QAT)
Data e hora: 1 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor Gomes (AFS)
Assistentes: Zakhele Siwela (AFS) e Souru Phatsoane (LES)
Árbitro de vídeo: Fernando Guerrero (MEX)
Público presente: -

Gols: Morata (11'/1ºT 0-1), Doan (2'/2ºT 1-1) e Morita (5'/2ºT 2-1)

Cartão amarelo: Itakura, Yoshida e Taniguchi (JAP); (ESP)
Cartão vermelho: Não houve

JAPÃO: Gonda; Ito, Taniguchi, Itakura, Yoshida e Nagatomo (Mitoma, intervalo); Tanaka (Endo, 41'/2ºT), Morita, Kamada (Tomiyasu, 22'/2ºT) e Kubo (Doan, Intervalo); Maeda (Asano, 15'/2ºT) - Técnico: Hajime Moriyasu.

ESPANHA: Simón, Azpilicueta (Carvajal, Intervalo), Rodri, Pau Torres e Balde (Alba, 22'/2ºT); Busquets, Gavi (Ansu Fati, 22'/2ºT) e Pedri; Williams (Ferrán Torres, 11'/2ºT), Morata (Asensio, 11'/2ºT) e Olmo - Técnico: Luis Enrique.