James Rodríguez: mais gols com a Colômbia do que no Campeonato Espanhol em 2017

ANÁLISE

O Real Madrid retomou na última quarta-feira (29) as suas atividades com o seu elenco completo após uma semana e meia com os seus jogadores fora, defendendo as suas respectivas seleções.Na 'data Fifa', um dos jogadores que mais chamou a atenção foi James Rodriguez, que mais uma vez brilhou com a camisa da Colômbia.

O caso do colombiano não deixa de ser paradoxal, também. Sempre que James está com a sua seleção ele se transforma e é um dos líderes da equipe colombiana  Na última rodada por exemplo, ele brilhou com dois gols e uma assistência em 180 minutos de jogo, participando de todos os gols nas vitórias contra a Bolívia (1-0) e Equador (0-2). 

GFX PT James Rodriguez Colômbia x Real Madrid 032017

Com isso, James agora soma três gols e duas assistências com a Colômbia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que começou em setembro de 2016. Já pelo Real Madrid, no mesmo período do Campeonato Espanhol, James tem dois gols e cinco assistências, apesar de ter jogado 140 minutos a mais com o clube (contando apenas La Liga). 

Os dados destacam a diferente influência de James para Colômbia e para o Real Madrid, sendo muito mais relevante para a sua seleção, mesmo quando pouco ou não joga com o seu clube. Como é o caso atual. Onde James foi titular em apenas cinco jogos com a equipe blanca em 2017, mas ainda assim, é capaz de deslumbrar com Los Cafeteros. Louvável, mesmo que ele tenha menos concorrência na Colômbia do que em Madrid, obviamente.

No entanto, há um outro fato muito importante sobre o papel diferente do '10' em ambas as equipes: desde que chegou ao Real Madrid no verão de 2014, James jogou 90% dos possíveis minutos pelo seu país, enquanto jogou apenas 59% deles com o Real Madrid (excluindo ausências por lesão ou penalidade). Ou seja, James é essencial para Pekerman, mas não é assim no Real Madrid nem para Carlo Ancelotti, nem Rafa Benítez, ou muito menos Zinedine Zidane. Um mesmo James, mas com duas versões diferentes, dependendo de qual camisa veste.