Publicação de Bolsonaro sobre coronavírus é ocultada de rede social por conter informação falsa; entenda

Yahoo Notícias
Foto: AP Photo/Eraldo Peres
Foto: AP Photo/Eraldo Peres

Jair Bolsonaro (sem partido) já afirmou reiteradas vezes que sua gestão é alvo de “fake news” por parte da imprensa e da oposição. No último final de semana, o presidente ironizou jornalistas e chamou de “fake” um churrasco que ele mesmo anunciara. Nesta terça-feira (12), no entanto, uma publicação de seu perfil oficial do Instagram, relacionada à pandemia do novo coronavírus, foi ocultada por conter informações falsas.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A postagem, compartilhada na segunda-feira (11), dizia ter havido menos mortes causadas por doenças respiratórias no Ceará entre 16 de março e 10 de maio deste ano do que no mesmo período de 2019. Na legenda, Bolsonaro chegou a escrever que havia “algo de muito estranho no ar".

Bolsonaro tem publicação ocultada por informação falsa - Foto: Reprodução
Bolsonaro tem publicação ocultada por informação falsa - Foto: Reprodução

A Agência Lupa verificou a informação e constatou que era falsa. Além dos dados estarem desatualizados, os números citados do post incluem, de maneira equivocada, óbitos motivados por outras causas, que não possuem relação alguma com problemas respiratórios.

Leia também

O post foi ocultado, mas ainda é possível vê-lo. Assim que o usuário chega até ele, a rede alerta sobre “informação falsa”.

Na postagem, o presidente marcou o deputado Andre Fernandes (PSL-CE). O parlamentar, que recentemente jantou com Bolsonaro em Brasília, enfrenta processo de investigação por quebra de docoro por ter acusado um colega de apresentar um projeto para beneficiar o crime organizado. A denúncia feita por Fernandes foi arquivada por falta de provas.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

O Ceará é um dos estados mais atingidos pela pandemia de Covid-19. De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o estado registra 1.189 óbitos, além de 17.599 casos confirmados. Ao todo, o Brasil soma 11.519 mortos pelo novo coronavírus.

Siga o Yahoo Notícias no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também