Ivonei faz gol antológico, e Santos avança às oitavas de final da Copinha

Ivonei marcou um gol antológico na vitória do Santos sobre o Bahia (Divulgação/Santos)


O Santos eliminou o Bahia na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma vitória por 4 a 0 e avançou às oitavas de final da competição mais importante das categorias de base no país. Na manhã deste domingo (15), os gols do Peixe foram marcados por Ivonei (duas vezes), Deivid e Weslley Patati.

Na reta final do duelo, o camisa 8 do Peixe fechou a conta com uma obra de arte, finalizando do campo de defesa e marcando um gol. Na entrevista pós jogo, Ivonei homenageou o Rei Pelé.

Nas oitavas de final, com o jogo único marcado para a próxima terça-feira (17), o Peixe terá pela frente o vencedor do confronto entre Atlético-MG e Água Santa. Após a definição do adversário, a FPF divulgará horário e local da partida eliminatória desta próxima fase.

O JOGO

Com apenas três minutos jogados, o Peixe já chegou com perigo no ataque. Weslley Patati abriu para Balão na direita. O camisa 10 santista cruzou rasteiro para trás, encontrando Deivid dentro da grande área. Desequilibrado pela marcação, o camisa 9 finalizou como pôde, mas desviou à direita da meta.

No minuto seguinte, os Meninos da Vila já tiveram falta para cobrar, pelo mesmo lado direito. Weslley Patati partiu para a cobrança, alçou a bola à área e encontrou Derick, com precisão. Próximo à pequena área, o zagueiro conseguiu dominar, mas finalizou na rede pelo lado de fora.

Com doze minutos, Ivonei e Deivid protagonizaram bela tabelinha para invadir a grande área pela esquerda. Com toque muito inteligente, o camisa 8 acionou o centroavante entre os zagueiros. Sem muito ângulo para a finalização, Deivid não colocou muita força na batida e parou em defesa segura de Tiago.

Aos 19, foi a vez de Deivid receber a bola pela esquerda do ataque e enfiar passe de muita qualidade para Ivonei, que invadia a grande área. Mais uma vez sem ângulo, a finalização do camisa 8 santista foi travada pela marcação.

E aos 24, o Santos abriu o placar com gol de cabeça de Ivonei. Cadu roubou a bola pela direita do campo ofensivo e cruzou com precisão na cabeça do camisa 8. Bem posicionado na grande área, ele cabeceou com muita força e fez a bola explodir no travessão, antes de entrar na meta.

Seis minutos depois, o Alvinegro Praiano chegou muito perto do segundo gol. Patati recebeu passe de Ivonei, aberto pela direita do ataque. Com belo cruzamento rasteiro, ele deixou Paulo César cara a cara com o goleiro, mas a finalização saiu à esquerda do gol.

E foi no minuto seguinte que o Peixe ampliou a vantagem para 2 a 0. Balão roubou a bola pelo meio, e passou para Ivonei, que fintou seu marcador e deu mais um passe açucarado para Deivid. Mesmo pressionado pela marcação, o camisa 9 finalizou com força e fez a bola desviar no goleiro, antes de entrar na meta.

E pouco depois, com 34 minutos, Patati marcou um golaço para fazer 3 a 0. Pela direita da entrada da grande área, o camisa 23 santista recebeu passe curto em escanteio de Ivonei e acertou bela finalização colocada com o pé esquerdo. A bola ainda tocou na trave esquerda, antes de morrer no fundo das redes.

Já no segundo tempo, o Peixe chegou pela primeira vez aos quatro minutos, pelos pés de Ivonei. Da intermediária, mesmo de muito longe, ele soltou uma bomba de pé direito, tentando pegar o contrapé do goleiro. Tiago conseguiu se recuperar e fez a defesa no canto direito.

Aos 19, Ivonei teve falta para cobrar pelo meio da entrada da área e bate direto em gol. Com desvio na marcação, a bola mudou de trajetória e enganou o goleiro Tiago, mas saiu em escanteio. Na cobrança, Patati cruzou para a área e Deivid desviou de cabeça por cima do travessão.

Já aos 48, Ivonei marcou um gol digno de Prêmio Dener para dar números finais ao placar. Do meio de campo, ele viu o goleiro Tiago adiantado e acertou bela finalização por cobertura, surpreendendo a todos no estádio.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 4 X 0 EC BAHIA


Local: Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: domingo, 15 de janeiro de 2023
Horário: 10h30
Árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
Assistentes: Alexandre Basílio Vasconcellos e Vinícius Santana da Silva
Cartão Amarelo: (SFC) Rafael Moreira e Zabala; (ECB) Alex
Gols: (SFC) Ivonei, aos 24′, Deivid, aos 31′, Weslley Patati, aos 34′ do 1ºT e Ivonei, aos 48′ do 2°T
Santos FC: Edu Araujo; Cadu (Gabriel Bontempo), Derick, Zabala e Kevyson (Diogo Correia); Rafael Moreira (Hyan), Balão (André Klaus) e Ivonei; Weslley Patati, Paulo César (Souza) e Deivid (JP Chermont). Técnico: Orlando Ribeiro
EC Bahia: Tiago; Hygor (Cuadrado), Marcello, Nathan e Alex (Rafael); Vitor Muller, Roger (Léo Guerra) e Lustosa (Hiago); Kennedy, Vitinho e Lawan (Kauan). Técnico: Diogo Siston