IV Copa Brasil de vela terá dupla campeã olímpica

Martine e Kahena participarão da etapa de Porto Alegre e enfrentarão Robert Scheidt e Gabriel Borges

A IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem, principais competições do calendário nacional da modalidade, iniciam neste domingo, em Porto Alegre (RS). O evento contará com a participação de alguns dos maiores nomes do esporte brasileiro, como Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do esporte nacional; Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs da classe 49er FX nos Jogos Rio-2016; Fernanda Oliveira (classe 470) e Isabel Swan (atualmente na classe Nacra 17), bronze em Pequim-2008.

As primeiras regatas estão previstas para esta segunda-feira a partir das 13h, em três raias espalhadas pelo Guaíba, entre os clubes Jangadeiros e Veleiros do Sul, que dividem a sede do campeonato.

A IV Copa Brasil terá disputa nas classes RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 (Misto), Kitesurfe Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e Kitesurfe Hidrofoil Amador (Tubular).

Paralelamente, a II Copa Brasil de Vela Jovem vai dar uma oportunidade valiosa para os jovens velejadores terem contato com os atletas das classes olímpicas, com regatas de RS:X (Masc e Fem.), Laser Radial (Masc e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc e Fem.) e Hobie Cat 16 (Aberto).

Uma atração à parte no campeonato será a presença de Martine Grael e Kahena Kunze na disputa da classe 49er. Sem um número suficiente de adversárias na 49er FX, as campeãs olímpicas vão competir com o barco masculino, na mesma raia do supercampeão Robert Scheidt, que, ao lado de Gabriel Borges, fará sua primeira competição no Brasil na sua nova classe.

O evento será seletivo para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil de Vela e os velejadores sub-23 melhores classificados nas suas respectivas classes farão parte do plano de investimento da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para participar das principais competições internacionais do ano. A competição também vale pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Vela (World Sailing).

Kitesurfe estreia


A grande novidade da IV Copa Brasil será a estreia do Kitesurfe na competição. A expectativa é grande para receber feras como Arthur Veloso, Nayara Rocha e Bruno Lobo, atual campeão brasileiro de Hidrofoil. A disputa será a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurfe Hidrofoil 2017.

- Vai ser muito legal para o kitesurfe participar desta Copa Brasil. Estamos na expectativa de grandes disputas, sobretudo entre os atletas nordestinos, que andam muito forte, e os do próprio Rio Grande do Sul, que também vêm com força para a competição. Sem dúvida, será muito bom inclusive para que eles se preparem para campeonatos internacionais - avalia o Presidente da Associação Brasileira de Kitesurfe (ABK), Augusto Sampaio.

Além da competição de Kitesurfe, que acontece de 9 a 11 de março, o evento contará com uma clínica para instrutores, ministrada pela ABK.

















E MAIS: