Italianos ficam maravilhados com medalhas de ouro de Jacobs e Tamberi em Tóquio

·1 minuto de leitura

Por Stephen Jewkes e Gavin Jones

MILÃO (Reuters) - Os italianos celebraram e mostraram bastante surpresa neste domingo com os compatriotas Lamont Marcell Jacobs e Gianmarco Tamberi conquistando medalhas de ouro inesperadas em provas de velocidade e salto em altura nas Olimpíadas.

Jacobs venceu a final dos 100 metros rasos masculinos e se tornou o primeiro italiano a vencer a prova mais cobiçada do atletismo, enquanto Tamberi dividiu o ouro no salto em altura masculino.

Até as Olimpíadas de Tóquio, poucos italianos tinham ouvido falar de Jacobs, que evoluiu de maneira impressionante nos últimos anos e quebrou o recorde europeu duas vezes no domingo a caminho da medalha.

"É uma surpresa fantástica, acho que ninguém esperava", disse Stefania Braghetta, que trabalha no conselho municipal da cidade de Ferrara, no norte do país.

"Estou orgulhoso de vocês, tenho acompanhado vocês. Estão honrando a Itália", disse o primeiro-ministro Mario Draghi aos dois atletas por telefone.

As imagens mostraram Jacobs saindo de uma entrevista com uma emissora espanhola para atender a uma ligação de Draghi em um telefone celular.

A mãe de Jacobs, Viviana, falando do hotel que ela administra perto do Lago de Garda, na Itália, disse que teve a sensação na manhã deste domingo de que algo grande estava para acontecer, mas não tão grande quanto uma conquista dessas.

"É um milagre. Ele é o novo (Usain) Bolt. Estou muito feliz por ele", disse ela à Reuters.

Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos filho de mãe italiana e pai norte-americano, foi criado por sua mãe depois que os pais se separaram quando ele ainda era um bebê. O atleta foi saltador antes de sofrer uma lesão e focar nas provas de velocidade.

(Reportagem de Stephen Jewkes e Gavin Jones; Edição de Susan Fenton)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos