Itália vence a Inglaterra nos pênaltis e conquista a Eurocopa

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Italy's defender Giorgio Chiellini (3) celebrates with teammates after scoring, before the goal was cancelled after a VAR check, during the UEFA EURO 2020 Group A football match between Italy and Switzerland at the Olympic Stadium in Rome on June 16, 2021. (Photo by Riccardo Antimiani / POOL / AFP) (Photo by RICCARDO ANTIMIANI/POOL/AFP via Getty Images)
Italy's defender Giorgio Chiellini (3) celebrates with teammates after scoring, before the goal was cancelled after a VAR check, during the UEFA EURO 2020 Group A football match between Italy and Switzerland at the Olympic Stadium in Rome on June 16, 2021. (Photo by Riccardo Antimiani / POOL / AFP) (Photo by RICCARDO ANTIMIANI/POOL/AFP via Getty Images)

A Itália venceu a Inglaterra nos pênaltis por 3 a 2, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar, e conquistou a Uefa Euro 2020. A partida foi realizada neste domingo (11), no Estádio de Wembley, em Londres (ING).

É o segundo título italiano na Eurocopa. O primeiro veio em 1968. Desde então, os italianos perderam duas finais - 2000 para a França e 2012 para a Espanha.

Leia também:

A Inglaterra abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo, quando Luke Shaw chegou batendo após cruzamento do outro ala, Kieran Trippier. O empate italiano veio já no segundo tempo, com Leonardo Bonucci aproveitando sobra na área depois de escanteio.

GOL RELÂMPAGO DOS INGLESES E RECORDE

Com apenas 1m57s de jogo, a Inglaterra abriu o placar, com Luke Shaw. Kane abriu bola na direita para Trippier, que avançou e cruzou para o lateral-esquerdo, que emendou de primeira, sem chances para Donnarumma. O gol de Shaw se tornou o mais rápido do história de uma final de Eurocopa. A primeira chance da Itália veio cinco minutos depois, com cobrança de falta perigosa de Insigne, que passou por cima do gol.

PRESSÃO ITALIANA NA RETA FINAL DO PRIMEIRO TEMPO

Após o gol, a Inglaterra seguiu melhor em campo, mas não conseguiu transformar a superioridade de posse em finalizações. A Itália chegou algumas vezes ao gol de Pickford, mas sem muito perigo. Já nos últimos 10 minutos da etapa inicial, Chiesa fez ótima jogada no meio e chutou rasteiro, em chute que saiu rente a trave. Aos 45', Verratti aproveitou bola rebatida na área e finalizou, mas o goleiro inglês salvou.

DOMÍNIO ITALIANO NA ETAPA FINAL

O segundo tempo começou com amplo domínio da seleção italiana. Aos 5', Insgine teve outra falta para cobrar perto da área, mas a finalização saiu pelo lado de Pickford. Seis minutos depois, Insigne teve outra chance após jogada de Chiesa, mas o goleiro inglês defendeu o arremate. Aos 16', Chiesa fez outra ótima jogada, se livrou da marcação e bateu cruzado, mas Pickford brilhou mais uma vez.

BONUCCI EMPATA PARA A ITÁLIA

A pressão do time italiano aos 21 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio e bate e rebate na área, o zagueiro completou para o gol dentro da pequena área e deixou tudo igual no placar. Seis minutos depois, Bonucci lançou Berardi no ataque, mas o meia parou em Pickford. As duas equipes ainda tentaram tirar a igualdade no placar nos últimos minutos, mas sem sucesso, e a partida foi para a prorrogação.

PRORROGAÇÃO MOVIMENTADA

A primeira grande chance da prorrogação veio aos seis minutos, com Phillips. O meia aproveitou bola rebatida após escanteio e chutou forte para o gol, mas pelo lado. Dois minutos depois, Belotti recebeu na entrada da área e chutou, mas um desvio facilitou a defesa de Pickford. Aos 12', o atacante italiano tentou mais uma vez, mas o arremate saiu prensado e não entrou. As seleções cansaram nos últimos 15 minutos e não tiveram grandes chances.

ITÁLIA VENCE NOS PÊNALTIS!

Nas penalidades, Berardi, Bonucci e Bernardeschi marcaram para a Itália, enquanto Belotti e Jorginho perderam. No lado inglês, Kane e Maguire marcaram para a Inglaterra, enquanto Rashford, Sancho e Saka desperdiçaram. O goleiro Donnarumma pegou duas penalidades. Placar final de 3 a 2 para a Azzurra nas cobranças.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos