Itália reavalia uso do VAR incluindo 'desafio' no protocolo

Mudança na Itália pode revolucionar o uso do VAR no futebol do mundo inteiro. Foto: Giuseppe Bellini/Getty Images
Mudança na Itália pode revolucionar o uso do VAR no futebol do mundo inteiro. Foto: Giuseppe Bellini/Getty Images

Utilizado pela primeira vez em agosto de 2016, quando foi acionado para verificação de um lance de possível pênalti na partida entre Orlando City II e NY Red Bulls II, pela terceira principal liga dos Estados Unidos, o VAR já faz parte do universo do futebol.

Agora, um assunto que já foi discutido em 2020, volta à cena. Na Itália, a Serie A está discutindo implementar o 'desafio'. Em outras palavras, permitir que os clubes peçam aos árbitros uma revisão do VAR de uma ação duvidosa.

Leia também:

Conforme relatado na Itália pelo portal 'Sport Mediaset', no momento nada é oficial ainda, mas a impressão é que em breve algo pode mudar no 'Calcio'. O anúncio foi feito pelo presidente da Liga Serie A, Lorenzo Casini, que recentemente assumiu o cargo e quer 'renovar' o futebol italiano.

"Acho que temos que falar sobre melhorias. Uma que me parece razoável é o 'desafio' a oportunidade, mesmo uma ou duas vezes por jogo, de rever uma determinada ação. Acho que seria um sinal de abertura que não deveria criar muitas complicações em termos de duração dos jogos", explicou.

Casini deixou claro que quer seguir o exemplo de outros esportes como tênis ou vôlei (muito popular na Itália), onde essa prática é comum e é já aprovado pelos órgãos competentes.

"Acho que o equívoco básico é que o VAR não é câmera lenta, ao mesmo tempo que, na percepção do público, pretendia ser usado como câmera lenta em campo e não como mera assistência ao árbitro ", finalizou Casini, trazendo de volta uma discussão já feita pela Federação Italiana de Futebol, que já em 2020 queria implementar este modelo.

Neste momento, apenas o árbitro e seus assistentes do VAR podem decidir se revisam uma ação na tela fora do campo, sem levar em consideração as reclamações dos jogadores ou treinadores. E a arbitragem na Itália, assim como em vários lugares do mundo, está no centro das atenções todo fim de semana com lances questionados por jogadores, treinadores e torcedores.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos