Itaguaiense Manu Aparecida é campeã Sul-Americana de ginástica

·3 min de leitura


A ginasta Manoella Aparecida, carinhosamente chamada de Manu, 16 anos, foi ouro em sua estreia na categoria juvenil, que engloba atletas entre 15 e 17 anos, no campeonato Sul-Americano realizado do dia 9 a 14 de novembro em Ibagué, na Colômbia. Além do título no individual, a atleta de Itaguaí também conquistou a prata na disputa de trios.

"Conquistar o ouro neste campeonato significa que estou no caminho certo na busca para realizar meus sonhos e que todo o meu esforço e o apoio da minha família está dando frutos! E uma frase que me vem à cabeça é que 'a sorte está presente na vida de quem se dedica ao máximo!'", celebra a campeã.

Ginasta desde os seis anos, Manu integra a seleção brasileira desde os 10. Apesar da pouca idade, seu currículo é digno de uma veterana: são mais de 50 medalhas, entre títulos nacionais, continentais e até mesmo um vice-campeonato mundial, conquistado em Portugal em 2019. Apesar do extenso histórico, ela afirma que é apenas o início da caminhada.

"Meu objetivo no momento é ser finalista do próximo campeonato mundial no individual, ano que vem. Para isso, tenho que continuar conquistando títulos em campeonatos como pan-americanos e seletivas. Apesar de estar ranqueada para disputar o Pan-americano no México, em dezembro deste ano, não devo ir por falta de recurso.", revela a brasileira.

Confira abaixo o bate-papo completo com a campeã:

O que significa esta conquista para você?

Conquistar o ouro neste campeonato significa que estou no caminho certo na busca para realizar meus sonhos e que todo o meu esforço e o apoio da minha família está dando frutos! E uma frase que me vem à cabeça é que 'a sorte está presente na vida de quem se dedica ao máximo!

Qual foi o momento mais marcante dessa viagem?

Escutar o hino nacional no lugar mais alto do pódio.

São seis anos representando o Brasil pelo mundo, muitos títulos e mais de 50 medalhas. Dá para eleger as principais conquistas?

Compito internacionalmente desde os meus 10 anos. Já participei de copas do mundo, pan-americanos, sul-americanos e mundiais. Para mim todas as conquistas são valiosas, mas vou destacar esta última, no Sulamericano do último domingo, e também a de prata na Copa do Mundo em Portugal.

Qual o próximo objetivo?

Meu objetivo no momento é ser finalista do próximo campeonato mundial no individual, ano que vem. Para isso, tenho que continuar conquistando títulos em campeonatos como pan-americanos e seletivas. Apesar de estar ranqueada para disputar o Pan-Americano no México, em dezembro deste ano, não devo ir por falta de recursos.

A quem, além da sua dedicação e talento, você credita esta conquista?

A minha maior riqueza é a minha mãe. Ela vai em busca dos meus sonhos junto comigo! Acredita até o último segundo que vamos conseguir patrocínio para eu competir. Minha mãe faz total diferença nos campeonatos porque, além de ser uma mãe espetacular, ela também é fisioterapeuta e nós, atletas, desgastamos muito o nosso corpo nos treinos e principalmente campeonatos, então, além de fazer a diferença como mãe, também me auxilia muito no meu bem-estar físico. Além de tudo isso, ela ainda me lembra sempre que Deus não dorme e vê todo meu esforço diário nos treinos, vê que faço a minha parte me dedicando e sabe que o dia vai chegar, que nunca mais deixarei de ir para uma competição por falta de patrocínio, como aconteceu agora em 2021 no Mundial e para o Pan-Americano.

Também dedico ao meu treinador Luis Ramiro Lima, que é um profissional extraordinário e um ser humano maravilhoso. Quero agradecer de todo o meu coração as empresas que fizeram parte dessa minha conquista da medalha de ouro no Sulamericano: BS tecnologia, Fluxo Med, Supra Alimentos, Valores e Negócios, Boutique de festas, G10 empresas, Colégio CEM e Escola Técnica Objetivo.

Para quem quiser te acompanhar, quais suas redes sociais?

Instagram @Ginasta Manoella Aparecida
Tik Tok: @manoellaaparecida
Facebook: Ginasta Manoella Aparecida

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos