Itália-Inglaterra, um clássico do futebol europeu

·3 minuto de leitura

No retrospecto de 27 confrontos (10 vitórias italianas, 8 vitórias inglesas e 9 empates) entre Itália e Inglaterra nunca houve um duelo tão importante como a final da Eurocopa que disputarão no domingo em Wembley. Mas há jogos que permanecem na memória dos torcedores, como a disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 1990 ou as quartas de final da Euro-2012.

. 1990: o pênalti de Schillaci

Disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 1990: Itália x Inglaterra 2 a 1, em 7 de julho de 1990 em Bari

Ainda sofrendo com a dor da derrota nos pênaltis na semifinal contra a Argentina de Diego Maradona, a Itália conquistou o bronze simbólico de 'sua' Copa do Mundo, vencendo os ingleses por 2 a 1. Todos os três gols foram marcados nos últimos vinte minutos: Roberto Baggio abriu o placar diante de uma defesa apática, David Platt empatou e Toto Schillaci fez o gol da vitória de pênalti que ele próprio havia sofrido aos 86 minutos. O jogador da Juventus terminou como artilheiro do torneio (6 gols) e marcou só mais uma vez em sua curta carreira internacional.

. 1997: o renascimento da Inglaterra

Eliminatórias para a Copa do Mundo 1998: Itália x Inglaterra 0 a 0, em 11 de outubro de 1997 em Roma

A Inglaterra, que não se classificou para a Copa do Mundo de 1994, temia ficar de fora de um segundo Mundial consecutivo, já que seu grupo das Eliminatórias era difícil, com a presença da Itália. Os ingleses perderam no primeiro jogo para os italianos por 1 a 0 em Wembley. Em seguida, reagiram com vitórias sobre Moldávia, Geórgia e Polônia, ao contrário da Itália. No Estádio Olímpico de Roma, o empate bastava para a Inglaterra garantir a classificação para a Copa do Mundo. Os companheiros de equipe de Paul Ince e do jovem David Beckham (22 anos) cumpriram o objetivo com um 0 a 0 e se classificaram para o Mundial da França-1998. A Itália de Enrico Chiesa, pai de Federico, teve que se classificar por meio de um play-off.

. 2012: Pirlo e seu pênalti de cavadinha

Quartas de final da Eurocopa-2012: Inglaterra x Itália 0 a 0 após a prorrogação, 2-4 na disputa de pênaltis, em 24 de junho de 2012 em Kiev

A Inglaterra buscava sua primeira semifinal em um grande torneio desde a Euro-1996. Os jogadores comandados por Roy Hodgson enfrentaram a Itália de Mario Balotelli e Andrea Pirlo nas quartas de final. Pirlo foi um dos protagonistas na decisão por pênaltis, com uma cobrança de cavadinha, antes que Gianluigi Buffon defender o chute de Ashley Cole. Os italianos chegaram à final desse torneio, mas acabaram sendo goleados (4-0) pela Espanha.

. 2014: um duelo antes da decepção

Jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014: Inglaterra x Itália 1-2, em 14 de junho de 2014 em Manaus

Manaus, 30 graus no início da partida. Inglaterra e Itália se enfrentaram em um duelo de destaque no poderoso Grupo D, que contava também com Uruguai e Costa Rica. Antonio Candreva deu duas assistências, para Claudio Marchisio e Mario Balotelli, que foram suficientes para impulsionar a 'Nazionale' na Copa do Mundo de 2014, apesar do gol inicial de Daniel Sturridge. No entanto, a Itália perdeu depois para a Costa Rica e o Uruguai, enquanto a Inglaterra somou apenas um ponto em suas partidas contra essas duas seleções latino-americanas. Os dois favoritos europeus daquele 'Grupo da Morte' foram eliminados contrariando as previsões, sem poderem chegar às oitavas de final.

ama/jr/dr/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos