Itália empata e vai tentar vaga na Copa-2022 na repescagem; Suíça classificada

·3 min de leitura

A Itália, atual campeã europeia, terá de disputar a repescagem para tentar se classificar para a Copa do Mundo do Catar-2022, depois de só empatar em 0 a 0 nesta segunda-feira com a Irlanda do Norte, em Belfast, resultado que a Suíça aproveitou para obter a vaga direta ao golear (4-0) a Bulgária em Lucerna.

Com o resultado, a Itália perdeu a primeira colocação do grupo C e terminou em segundo com 16 pontos, enquanto a Suíça acabou com 18, na liderança, carimbando seu passaporte para o Catar no ano que vem.

Longe de apresentar o futebol da seleção que espantou o continente ao erguer a Eurocopa em julho, a Itália jogou sob grande pressão, fazendo uma decepcionante partida, na qual ainda assim teve algumas chances, defendidas sem problemas pelo goleiro da Irlanda do Norte, Bailey Peacock-Farrell, como no chute de Federico Chiesa aos 38 minutos.

O fracasso nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, da qual ficou de fora do play-off após 60 anos de presença contínua, assim com o pênalti que Jorginho perdeu na sexta-feira contra a Suíça (1-1), que significava a classificação para a Copa do Catar-2022, pesaram nas costas dos jogadores da equipe comandada por Roberto Mancini.

"Tivemos problemas para marcar apesar de dominarmos o jogo. É uma pena porque tivemos oportunidades no primeiro tempo para abrir a partida rapidamente e jogar com mais tranquilidade", lamentou Mancini.

Para aumentar o drama italiano, a Suíça marcou o gol que lhe dava a virtual classificação no início do segundo tempo (48), quando um belo cruzamento de Xherdan Shaqiri foi bem desviado de cabeça por Noah Okafor.

- Mancini confiante -

Depois do gol, Shaqiri poderia ter sentenciado, mas acertou a trave, como Okafor já havia feito pouco antes do intervalo (45), com um chute cruzado em que a bola passou pela linha do gol.

No segundo tempo, a Suíça atacava sem parar e logo fez 2 a 0 (57), com um chute forte de Rubén Vargas em uma jogada rápida.

Enquanto isso em Belfast, a Itália continuava sofrendo, com Chiesa incapaz de acertar um chute com efeito, sua grande especialidade (62).

Dois gols consecutivos da Suíça anulados por impedimento deram um certo fôlego à Itália, já que, com uma vitória suíça por 3 a 0, nem valia a pena marcar um gol contra a Irlanda do Norte.

Mas a 'Nati' estava irresistível e Renato Steffen tabelou com Shaqiri antes de cruzar para Cedric Itten que marcou o terceiro, de cabeça (71).

A Itália precisava de dois gols nos últimos 20 minutos. O milagre estava longe de acontecer, com a Irlanda tendo até uma chance clara de marcar.

Com isso o campeão europeu terá que superar uma difícil repescagem em março - duas partidas em partida única - para estar na Copa do Catar-2022.

"Temos que recuperar as forças até março. Iremos à Copa do Mundo? Tenho total confiança e talvez até seremos campeões", alertou Mancini.

Enquanto isso, a Suíça completava sua festa no pequeno estádio de Lucerna com o quarto gol, de Remo Freuler (90+1).

-- Seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2022:

- Catar (país-sede)

- Alemanha

- Dinamarca

- Brasil

- França

- Bélgica

- Croácia

- Espanha

- Sérvia

- Inglaterra

- Suíça

bur/pm/mcd/dep/rbo/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos