Irã vai pedir que os Estados Unidos sejam excluídos da Copa do Mundo, diz site


Um advogado da Federação Iraniana vai pedir à Fifa a exclusão dos Estados Unidos da Copa do Mundo do Qatar. A informação vinda de uma agência de notícias afiliada ao governo iraniano, a "Tasnim News Agency", é que uma postagem da seleção norte-americana nas redes sociais ofendeu o Irã e motivou a ação.

Em um post no Twitter com imagem mostrando a classificação do Grupo B da Copa do Mundo, os EUA retiraram o emblema da República Islâmica do centro da bandeira. Ao "Daily Mirror", os americanos informaram que o gesto é em defesa dos direitos das mulheres no país.

Segundo a agência iraniana, a atitude dos norte-americanos fere as regras da Fifa. O advogado Safia Allah Faghanpour, da Federação do Irã avaliou que a punição prevista para isso seria a suspensão de 10 jogos. Ele entrará com queixa contra os estadunidenses no Comitê de Ética da entidade.

+ Rivais históricos, Estados Unidos modifica bandeira do Irã; entenda

Print - EUA x Irã
Print - EUA x Irã

Post da seleção dos Estados Unidos com a bandeira do Irã sem o símbolo da República Islâmica (Foto: Reprodução/Twitter)

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

- Respeitar a bandeira nacional é uma prática aceita internacionalmente e que todas as nações devem estimular. A ação conduzida em relação à bandeira iraniana é antiética e contra a lei internacional - disse o advogado à agência iraniana.

A partida entre Irã e EUA, que será decisiva para ambos, segue aumentando a temperatura. Mais cedo, o português Carlos Queiroz disparou contra o ex-técnico dos norte-americanos, Jurgen Klinsmann, por declarações sobre o elenco iraniano.

Nesse clima, as duas seleções se enfrentam na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), em Doha, no estádio Al Thumama. O jogo, pelo Grupo B, vai definir a vida das equipes na Copa do Mundo. No momento, os iranianos têm três pontos, em segundo lugar. Uma posição abaixo e com um ponto a menos está a equipe americana.