Invicto, Borussia Dortmund faz clássico com inconstante Bayern


O futebol alemão vai parar neste sábado. No Signal Iduna Park, o poderoso ataque do Borussia Dortmund medirá forças contra o inconstante Bayern de Munique, às 15h30 (de Brasília). A equipe da casa pode ampliar sua vantagem na liderança, enquanto os bávaros querem voltar a vencer na Bundesliga.

O Dortmund lidera o Alemão com 24 pontos. Borussia Mönchengladbach e Bayern de Munique vêm atrás, com 20. O RB Leipzig fecha o grupo dos quatro primeiros, com 19.

Pouco tempo atrás, quem apostasse no Borussia Dortmund como favorito no confronto seria chamado de louco. Mas o cenário é exatamente esse. A equipe é a única invicta na Bundesliga e tem um ataque de dar arrepios a qualquer defesa. São 30 gols em dez partidas, média de três por jogo.



Para completar, tem em Marco Reus o seu grande maestro. O meia-atacante voltou a jogar bem e já fez seis gols na competição. No comando do ataque está Paco Alcácer, que já balançou a rede sete vezes e divide a artilharia com outros três jogadores. Outro que está em alta é Jadon Sancho, jovem de apenas 18 anos que virou titular absoluto. O inglês tem seis assistências e quatro gols.

O Bayern, por sua vez, vem tentando retomar o caminho das vitórias. A equipe chegou a ficar três partidas sem vencer - com direito a um 3 a 0 do Gladbach em plena Allianz Arena. Na última rodada, empate em casa com o Freiburg em 1 a 1. O mau momento fez a diretoria se reunir e bancar o técnico Niko Kovac no cargo.

- Realmente não importa quem vai entrar em campo como favorito. É claro que temos a situação do Bayern registrada, mas isso não importa realmente. Fizemos progressos nos últimos três ou quatro meses, mas ainda temos muito a aprender taticamente, especialmente os jovens jogadores - declarou o técnico do Borussia Dortmund, Lucien Favre, nesta sexta-feira.



Sancho e Reus - Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund
Sancho e Reus - Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund

Sancho e Reus: destaques do time (Foto: Rolf Vennenbernd / dpa / AFP)

Apesar do momento do rival, o técnico sabe da força do Bayern de Munique.

- O Bayern permanece o Bayern. Eles têm um time de ponta. Queremos ter um desempenho de alto nível. Sabemos que temos que nos defender ainda mais contra o Bayern. Queremos atacar e defender de forma inteligente, temos que pressionar.

A única derrota do Borussia Dortmund na temporada saiu na última terça-feira, na Liga dos Campeões. Na ocasião, o Atlético de Madrid venceu por 2 a 0, na capital espanhola. Foi a revanche do Colchonero, uma vez que havia levado de 4 a 0, na Alemanha, pela competição continental.

BAYERN QUER SE APROXIMAR DA LIDERANÇA

Niko Kovac jogou o favoritismo todo para o Borussia Dortmund. O treinador do Bayern citou os quatro pontos de diferença na tabela como explicação.

- Temos que caçá-los. Eles têm muito talento e jogadores que se tornarão jogadores de classe mundial. A facilidade que o Dortmund tem a oferecer tem a ver com o sucesso, e isso é uma qualidade, como o treinador lhes ensinou - afirmou.









Niko Kovac - Bayern de Munique
Niko Kovac - Bayern de Munique

Kovac precisa da vitória (Foto: Christof Stache / AFP)

No entanto, Kovac não deixou barato e "alfinetou" o bom momento do rival.

- Talvez o Borussia Dortmund não tenha tido um adversário como o Bayern.

Para o duelo, Kovac pode ter o desfalque do holandês Arjen Robben. O atacante já ficou fora da vitória por 2 a 0 sobre o AEK, na última quarta-feira, pela Liga dos Campeões.

- Arjen treinou na quinta-feira, mas segue com um problema no joelho. Ficaremos atentos - disse o treinador, que terá as ausências de Thiago Alcântara, Tolisso e Coman, todos lesionados.






Leia também