Inter de Milão vence Juventus na prorrogação (4-2) e conquista Copa da Itália

Jogadores da Inter de Milão comemoram o título da Copa da Itália após a vitória sobre a Juventus (AFP/Isabella BONOTTO) (Isabella BONOTTO)

A Inter de Milão conquistou a Copa da Itália ao derrotar a Juventus de Turim no final de uma partida com reviravoltas (4 a 2 na prorrogação) e dois pênaltis a favor dos 'nerazzurri', nesta quarta-feira, em Roma.

A Inter, do técnico Simone Inzaghi, continua na corrida pela tríplice coroa doméstica (Serie A-Copa da Itália-Supercopa), enquanto os 'bianconeri' de Massimiliano Allegri vão terminar a sua primeira temporada sem título nos últimos onze anos.

Os dois pênaltis, que permitiram à Inter empatar em 2 a 2 e levar a partida para a prorrogação e assumir a vantagem no placar na meia hora extra, sem dúvida provocarão debates acalorados.

Mas foi o sedento por títulos Simone Inzaghi quem ergueu o troféu dourado naquele que foi seu estádio durante duas décadas, tanto como jogador quanto como técnico da Lazio.

Nicollo Barella abriu o placar para a Inter logo aos 6 minutos, mas o brasileiro Alex Sandro (50) e o atacante sérvio Dusan Vlahovic (52) viraram para a equipe de Turim. O turco Hakan Çalhanoğlu converteu uma penalidade para a Inter na reta final (80) e já na prorrogação o croata Ivan Perisic deu a vitória à equipe milanesa (aos 99 em outro pênalti e aos 102).

"Sempre acreditamos, mesmo quando estávamos perdendo por 2 a 1. Perdemos a cabeça durante 10, 15 minutos, mas reagimos bem. Acho que a vitória foi amplamente merecida", disse Perisic após o jogo.

O técnico Simone Inzaghi comemorou mas já pensa no próximo objetivo. "Ainda temos dois jogos do campeonato, cruciais e para os quais teremos que dar o máximo. Vamos pensar nisso insanamente amanhã de manhã, mas está certo saborear um pouco esta vitória da Copa, depois de já ter vencido a Supercopa em janeiro, dois troféus que faltavam há mais de dez anos´para a Inter".

O zagueiro da Juventus, Giorgio Chiellini, não conseguiu conquistar o 20º título com os 'bianconeri' antes de deixar o clube aos 37 anos.

E seu treinador Massimiliano Allegri, expulso devido a seus protestos furiosos, terá que esperar para ser o primeiro treinador a vencer a Copa da Itália cinco vezes.

-- Os 10 últimos campeões da Copa da Itália:

2022: Inter de Milão

2021: Juventus

2020: Napoli

2019: Lazio

2018: Juventus

2017: Juventus

2016: Juventus

2015: Juventus

2014: Napoli

2013: Lazio

-- Clubes que mais venceram:

1. Juventus, 14 títulos

2. Roma, 9

3. Inter de Milão, 8

4. Lazio, 7

5. Fiorentina e Napoli, 6

7. Milan e Torino, 5

alu/fbx/iga/mcd/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos