Inspirado em Neymar, Italo Ferreira lança instituto com seu nome

Instituto Italo Ferreira atende mais de 70 crianças e pretende auxiliar mais de 500 pessoas em Baía Formosa.
Instituto Italo Ferreira atende mais de 70 crianças e pretende auxiliar mais de 500 pessoas em Baía Formosa. Foto: (If15sports/@photo_prime)

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 27 de outubro, o Instituto Italo Ferreira, que leva o nome do medalhista de ouro e campeão mundial de surfe e será administrado por sua família, em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, cidade onde Italo nasceu e vive até hoje, quando não está em viagens ao redor do mundo buscando a onda perfeita.

Já em atividade atendendo mais de 70 crianças, o plano do Instituto é beneficiar cerca de 500 pessoas por ano. A sede da entidade fica localizada na antiga casa de seus avós, onde Italo morou a partir dos 10 anos, quando seus pais tiveram de vender a casa onde moravam por problemas financeiros. Foi lá que, em uma tampa de isopor da caixa em que seu pai armazenava os peixes pescados, o surfista deu os primeiros passos no esporte que se tornou a sua carreira: "Este é um local muito significativo para nós, pois era a casa de nossa vó, onde vivemos momentos muito especiais que ficaram guardados na memória, e temos certeza de que ela ficaria imensamente orgulhosa das histórias que serão construídas aqui no Instituto". A avó de Italo faleceu poucos dias antes do surfista conquistar a medalha de ouro em Tóquio, sendo homenageada por ele na cerimônia após a vitória.

Leia também:

Com o status de estrela do esporte, Italo foi questionado em entrevista coletiva sobre as inspirações que teve para a criação do Instituto Italo Ferreira. Gabriel Medina e Neymar Jr, seus amigos, possuem projetos parecidos e o surfista potiguar revelou a inspiração e proximidade de pessoas envolvidas em sua entidade com a do camisa 10 da Seleção Brasileira: "Não (conversou com Gabriel Medina). Não comentei nada com ninguém, mais com minha equipe, né, até porque os meus advogados trabalham no instituto do Neymar, então eles têm uma base. Minha irmã tá dentro do projeto também, tá se entregando, se dedicando. (...) Eu cheguei a acompanhar um pouco do projeto do Gabriel no passado, né, então eu tenho os pontos positivos e negativos para que a gente venha a ajustar. Eu convidei e gostaria muito que um dia ele viesse a conhecer, fazer parte de alguma forma para inspirar as crianças".

Sobre a formação de atletas no Instituto, Italo comentou sobre o jovem Arthur Vilar, que é empresariado pela IF15, parceria de Italo e um amigo, mas tem convivido com os garotos auxiliados: "Vejo um pouco de mim nesse garoto, que é até um pouco melhor, surfa mais que eu. Claro que eu queria alguém saindo do Instituto, mas esse não é o foco. Que de alguma forma possa impactar na vida deles".