Inspiração: conheça 5 TED Talks brasileiros que valem ser vistos

Yahoo Vida e Estilo
Sebastião Salgado já deu uma das palestras inspiradoras (FRANCOIS GUILLOT/AFP/Getty Images)
Sebastião Salgado já deu uma das palestras inspiradoras (FRANCOIS GUILLOT/AFP/Getty Images)

Se você nunca ouviu falar sobre os TED Talks, vamos começar explicando o que são. Basicamente, os TED Talks são palestras que ocorrem em diferentes locais no mundo, com diversos palestrantes disponibilizadas online e que tem como principal objetivo inspirar e levar informação a quem assiste.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

TED é acrônimo para ‘Technology, Entertainment, Design’ que, em tradução, significa ‘Tecnologia, Entretenimento, Design’. Esses são basicamente os pilares que norteiam a escolha dos palestrantes. ‘Talks’, por sua vez, significa ‘conversas’. O evento, idealizado pela Fundação Sapling, já foi palco de grandes nomes como Bill Gates, Chimamanda Ngozi Adichie e até o Nobel de Economia Daniel Kahneman.

Leia também:

No Brasil, o primeiro TEDx, como são chamadas as conferências realizadas pelo mundo, aconteceu em 2009, na capital paulista. De lá para cá, ela já passou por diversas cidades no País, como Pará, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Popularizou-se tanto por aqui que, em 2016, foi realizado o primeiro TEDx em um estádio de futebol (o Allianz Parque). Sendo categorizado posteriormente como o maior TEDx do Brasil e o segundo maior do mundo em número de participantes. Veja alguns bons TEDx nacionais:

‘O Drama Silencioso da Fotografia’, de Sebastião Salgado

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado dá uma palestra (em inglês) sobre a essência da fotografia e a arma que ela pode ser para disseminar a informação.

'5 Histórias para Entender o Brasil', de Renato Meirelles

O presidente do instituto de pesquisas Data Popular, Renato Meirelles, conta histórias que esclarecem o Brasil como é dividido, suas classes e nuances.

'Antes de fazer o que ama, descubra o que você quer!', de Marcelo Vieira

O empresário, sócio da Eureca!, fala sobre o impacto que a frase "faça o que você ama" teve em sua vida e em sua carreira. Uma frase que é repetida como um mantra pode não ter o efeito desejado se você não sabe o que quer e é sobre isso que o executivo fala.

‘Maria da Penha - uma história de vida’, de Maria da Penha

Maria da Penha. Sim, a senhora que deu nome à lei, é a palestrante deste TEDx que fala exatamente sobre a sua história e sobre como ela se tornou símbolo do enfrentamento da violência doméstica.

'O olhar do SIM - Lições do palhaço e do improviso', de Márcio Ballas

O apresentador, ator e palhaço profissional mostra com bom humor como a arte do improviso podem mudar a vida das pessoas. Ballas também foi integrante do Doutores da Alegria por quatro anos.

'Orgulho Nordestino', de Bráulio Bessa

O poeta Bráulio Bessa conta sobre seu trabalho na disseminação da cultura nordestina por meio da poesia de cordel.

'Chega de Fiu Fiu! Cantada não é elogio', de Juliana de Faria

Assédio sexual e a violência contra a mulher são temas tão relevantes nos dias de hoje. Juliana de Faria, jornalista e fundadora da ONG Think Olga conta como começou a campanha ‘Chega de Fiu Fiu’.

Leia também