Inglaterra mescla experiência e juventude na Copa do Mundo: veja os convocados, destaques e agenda


A Inglaterra é mais uma campeã do torneio garantida na Copa do Mundo de 2022. Na última edição, a equipe chegou até as semifinais, mas caiu para a vice-campeã Croácia. Terminou em quarto lugar ao ser derrotada pela Bélgica por 2 a 0. Foram 12 gols marcados e oito sofridos durante a competição. Harry Kane levou a artilharia do Mundial na Rússia com seis gols assinalados.

+ Conheça o regulamento da Copa do Mundo e veja a tabela!

Como de costume, o país que popularizou o futebol para o planeta entra em campo tentando corresponder às expectativas de todos sobre seus badalados atletas - grande parte deles da forte Premier League. Com uma base que mistura atletas rodados e jovens em ascensão, a Three Lions promete dar trabalho no Mundial.

Caminho para o Qatar


Após a traumática derrota na final da Eurocopa para a Itália em pleno Wembley, a Inglaterra teve pouco trabalho para se classificar para a Copa. No Grupo I das Eliminatórias Europeias, o English Team não deu chances para a concorrência.

A equipe de Southgate somou 26 pontos em dez jogos. Foram oito vitórias e dois empates - avançando de forma invicta no grupo com Polônia, Albânia, Hungria, Andorra e San Marino. Na fase classificatória da Copa do Mundo, a Inglaterra acumulou goleadas, sendo a mais marcante por 10 a 0 sobre San Marino, com quatro gols de Harry Kane.

Provável time que começa a Copa

Gareth Southgate rodou bastante o elenco nos últimos compromissos. A formação base é um 3-5-2 variando para um 3-4-3, aproveitando a versatilidade e velocidade dos laterais da equipe. No setor ofensivo, pontas rápidos servem o cara do time: Harry Kane.

Time base: Aaron Ramsdale (Nick Pope); John Stones (Walker), Eric Dier e Harry Maguire; Trent Alexander-Arnold, Declan Rice, Jude Bellingham (Kalvin Phillips) e Luke Shaw (Saka); Phil Foden, Raheem Sterling (Mason Mount) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

+ Ídolo do Manchester United detona convocação de Maguire

No embalo do artilheiro e na correria dos pontas

O cara do time é o artilheiro Harry Kane, do Tottenham, que foi chuteira de ouro na Rússia. Em 75 jogos oficiais, o centroavante tem 51 gols pela seleção britânica.

Kane - Inglaterra - Braçadeira de capitão arco-íris - LGBTQIA+
Kane - Inglaterra - Braçadeira de capitão arco-íris - LGBTQIA+

Kane é a principal figura inglesa no Qatar (Foto: LAURENCE GRIFFITHS / POOL / AFP)

Outro atacante que deve se destacar na Copa do Mundo é Phil Foden. O jovem de 22 anos se desenvolveu nas mãos de Pep Guardiola, no Manchester City, e é um dos principais jogadores do badalado time inglês. Pelo English Team, Foden disputou 18 jogos e fez dois gols.

Caçula do elenco, Jude Bellingham, de apenas 19 anos, pode lutar pelo prêmio de revelação da Copa do Mundo. O garoto é meio-campista, polivalente e atua pelo Borussia Dortmund. Nessa temporada ele marcou nove vezes em 22 jogos disputados com a camisa do time alemão.

Lista de convocados Inglaterra

- GOLEIROS: Aaron Ramsdale (Arsenal), Jordan Pickford (Everton) e Nick Pope (Newcastle)

- LATERAIS-DIREITOS: Ben White (Arsenal), Kieran Trippier (Newcastle), Kyle Walker (Manchester City) e Trent Alexander-Arnold (Liverpool)

- ZAGUEIROS: Conor Coady (Everton), Eric Dier (Tottenham), Harry Maguire (Manchester United) e John Stones (Manchester City)

- LATERAL-ESQUERDO: Luke Shaw (Manchester United)

- MEIAS: Conor Gallagher (Chelsea), Declan Rice (West Ham), Kalvin Phillips (Manchester City), Jordan Henderson (Liverpool), Jude Bellingham (Borússia Dortmund-GER) e Mason Mount (Chelsea)

- ATACANTES: Bukayo Saka (Arsenal), Callum Wilson (Newcastle), Harry Kane (Tottenham), Jack Grealish (Manchester City), James Maddison (Leicester), Marcus Rashford (Manchester United), Phll Foden (Manchester City) e Raheem Sterling (Chelsea).

Seleção da Inglaterra
Seleção da Inglaterra

Inglaterra é uma das seleções estreladas dessa Copa do Mundo (Foto: MARCO BERTORELLO/AFP)

Agenda da Inglaterra

O time inglês entra como a grande favorita no Grupo B. A Three Lions tem pela frente o Irã, os Estados Unidos e faz o clássico britânico contra a seleção de País de Gales. Caso se classifique, vai enfrentar um dos integrantes do Grupo A: Qatar, Holanda, Equador e Senegal.

1º jogo: Inglaterra x Irã - Estádio Khalifa International - às 10h (de Brasília)

2º jogo: Inglaterra x EUA - Estádio Al Bayt - às 16h (de Brasília)

3º jogo: País de Gales x Inglaterra - Estádio Bin Ali - às 16h (de Brasília)