Informativo da Uefa revela que Lukaku fala oito línguas, incluindo português

·1 min de leitura

Grandes jogadores do futebol europeu tendem a passar por clubes grandes de diferentes países e entrar em contato com diferentes culturas e línguas ao longo da carreira. O atacante Romelu Lukaku, do Chelsea, parece ter aproveitando a experiência para enriquecer seu vocabulário linguístico: segundo informativo da Uefa, o belga fala oito línguas, incluindo português.

A informação foi revelada por Nick Stoll, produtor da emissora "StanSport", da Austrália, que transmite a Champions League no país. Ele publicou o trecho relativo ao Chelsea de um informativo da Uefa distribuído aos jornalistas do mundo todo. O documento informa as linguagens que os jogadores que disputam a competição falam, visando a facilitar entrevistas.

O atacante de origens congolesas nasceu na Antuérpia, na Bélgica. Já atuou no futebol local, na Inglaterra, na Itália. O italiano, o holandês (e sua variação das regiões dos flamengos, na Bélgica) e o inglês fazem parte da lista. Mas o atacante também tem o francês, o espanhol, o alemão, o português em seu "arsenal". Segundo o jornal "Daily Star", Lukaku ainda fala Lingala, linguagem banta do Congo.

No elenco dos "blues", Lukaku é quem fala mais línguas. O meia Kovacic é o segundo principal poliglota do elenco: fala croata, espanhol, alemão, italiano e inglês.

— É importante pra mim como jogador que me entendam perfeitamente. Como eu quero a bola, onde eu quero. Na frente do defensor, atrás — disse Lukaku em 2019, em entrevista à sucursal britânica da emissora ESPN, quando perguntado sobre a proficiência nos idiomas.

Confira, abaixo, uma entrevista à "ESPN" brasileira na qual o atacante fala em português:

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos