Influenciadora digital, ex-fisiculturista afirma ter perdido 18 kg consumindo carboidrato em todas as refeições

Janaina Troya utiliza sua experiência no fisiculturismo para dar dicas a seguidores (Foto: Arquivo Pessoal)


A dieta com restrição de carboidrato - conhecida como “Low Carb” - está cada vez mais popular nas redes sociais. É comum encontrar influenciadores digitais e nutricionistas que defendem o método publicamente. No entanto, de acordo com a advogada fitness Janaina Troya, não há necessidade de cortar alimentos como o arroz e a batata para emagrecer.

Janaina, além de advogada tributarista, também participou - e ganhou - concursos de fisiculturismo. Dos cinco campeonatos que participou, ela, que é natural de Cornélio Procópio, no Paraná, conquistou duas vezes o primeiro lugar.

“Eu perdi 18 kg comendo carboidratos em quase todas as minhas refeições. No início, eu tinha até medo comer aquela quantidade indicada pelo nutricionista e engordar. Mas confiei no processo e deu tudo certo”, explicou.

“Há pessoas que aderem à dieta “low carb”, mas ficam com medo de carboidratos e fazem “no carb”. O segredo está nas quantidades atreladas aos horários estratégicos, e muita constância. Radicalismo só funciona a curto prazo, ninguém aguenta muito tempo tendo que abdicar de tudo que gosta”, completou.

Mesmo na rotina de alimentação saudável pode surgir o desejo por doces logo após as refeições. Janaina conta que tem um motivo para o corpo pedir a ingestão de açúcar, e revela um bom método para evitar esse consumo e fazer a vontade passar.

“Sabe por que o corpo pede doce após a refeição? Porque ele precisa de energia para o processo digestivo, ele implora por açúcar para conseguir trabalhar e digerir a refeição feita. Quando tiver vontade, sugiro escovar os dentes de imediato, ajuda ainda, tomar um copão de água e esperar 20 minutos. A vontade vai passar, seu corpo já terá iniciado a digestão sem você reforçar as calorias, ele consegue trabalhar sozinho”, explicou.

Segundo a advogada, que compartilha a rotina de treinos nas redes sociais, é fundamental procurar a ajuda de um nutricionista antes de começar uma dieta. Além disso, as estratégias que ela aprendeu ao longo da vida fitness a ajudam a manter o peso e se manter saudável. E ela procura compartilhar esse conhecimento por meio das redes sociais.

“Procure um profissional para te ajudar, concentre suas maiores refeições nos horários antes e depois do treino de musculação, e não tenha medo da academia, ela será sua maior aliada”, concluiu.